As cores certas para a sua loja virtual

Quais são as cores certas para a sua loja virtual ? Confira algumas dicas que irão te ajudar na hora de montar a sua loja virtual.

Para um e-commerce ter sucesso, é necessário a combinação de diversos fatores como: bom catálogo de produtos, preço competitivo, usabilidade e programação do site, ranqueamento em buscadores e uma estratégia correta de campanhas de publicidade online. Todos esses itens devem ser considerados para que o e-commerce possa atingir o público e conquistar um ótimo desempenho de vendas.

» Cores não são enfeite

Algumas pesquisas recentes mostram que nós avaliamos, de maneira inconsciente, um produto em até dois minutos depois de ver ele pela primeira vez. E a cor acaba influenciando esse julgamento em 90% dos casos. Dessa maneira, não é difícil entender que a cor é um item muito importante no design de um site.

Ou seja, as cores em um de comércio eletrônico não servem apenas para deixá-lo mais bonito. Por traz de cada uma delas, existe um apelo e uma simbologia diferente que acabam impactando o visitante emocionalmente de uma maneira que nem ele percebe. Por isso é necessário se pensar nas cores certas para loja virtual.

Se as cores não são apenas enfeite, então quais são os pontos que devem ser considerados para não ter um e-commerce fora do tom?

» Escolha as cores pensando no seu público

Os clientes são predominantemente homens ou mulheres? Qual é a faixa etária? Eles são mais modernos ou conservadores? Essas são perguntas que devem ser respondidas antes de definir com quais cores o e-commerce vai se apresentar ao público.

» Considere também os produtos

Saber, logo nos primeiros instantes, o que o e-commerce vende, é fundamental para que o cliente se interesse e continue navegando pela loja. Além dos menus, textos e imagens, a escolha das cores também contribui para deixar claro o que o visitante vai encontrar.

» Utilize as cores para representar a marca

O logotipo de uma empresa é criado para sintetizar sua filosofia e proposta. As formas e as cores ajudam a transmitir a essência do negócio. Dessa maneira, utilizar as cores da marca pode ser uma ótima opção para e-commerces. Isso vai unificar a mensagem e fazer com que o público relacione o site à marca.

Mas não é necessário se prender a isso. O logotipo da Amazon, por exemplo, é laranja e preto, mas a empresa não usa essas cores como predominantes em seu site. O seu cabeçalho e rodapé são azul. O laranja é utilizado em botões e alguns detalhes. Não se prenda a regras. Tente entender o que será melhor para seu e-commerce.

» Cores harmônicas

A grande maioria dos sites utilizam ao menos duas cores. Mas para que a interface fique harmônica, é preciso que essas cores tenham harmonia entre si. Você já deve ter percebido que algumas cores combinam e outras não. Isso pode ser explicado pela matemática através da teoria das cores complementares. Por isso, não se deve escolher as cores sem um parâmetro, elas precisam ser harmônicas.

Se mesmo tendo entendido tudo que foi dito até agora sobre cores, você ainda não sabe direito como escolher a melhor opção, vamos apresentar três ferramentas incríveis que, com certeza, não irão deixar você na mão.

» Colourcode

Com essa incrível ferramenta online, você pode gerar paletas de cores lindas em poucos segundos. O Colourcode é extremamente simples e emprega diversos esquemas diferente para se chegar as cores perfeitas como: monocromáticos, analógicos e complementares.

» Cymbolism (cymbolism.com)

As cores sempre estiveram relacionadas a ideias e sentimentos. Cada uma causa sensações muito diferentes. O branco é relacionado a paz, o verde à saúde, o amarelo à felicidade etc. Pensando nisso, o site Cymbolism criou uma ferramenta muito útil e interessante que faz com que os usuários relacionem cores a palavras e, a partir dessas informações, sugere quais cores são mais indicadas para cada tema.

» 0to255 (0to255.com)

Variações sobre o mesmo tema. Aqui, no caso, sobre a mesma cor. No site 0to255, você escolhe uma cor e ele cria uma paleta com diferentes tonalidades. É uma ferramenta muito útil para a criação de botões e menus.

Como você deve ter percebido, a escolha das cores certas para loja virtual é uma etapa fundamental para a criação de sites. Por isso, conte com os serviços de uma empresa especializada e que conheça todas essas variáveis que farão seu e-commerce ser um sucesso.

Equipe Evonline: Bem-vindo ao nosso blog. Nossa missão é oferecer soluções inteligentes de Marketing fortalecendo o posicionamento e a imagem empresarial.
Posts relacionados