Criação de nome: veja 5 dicas para definir um nome perfeito

Independente da maturidade de sua ideia, vamos dar 5 dicas que pode utilizar no processo para criação de nome fantasia para seu negócio. Antes de começar, papel e caneta nas mãos, pois rabiscar é um ótimo exercício para ganhar inspiração!

O nome é tão importante para uma empresa como o seu planejamento financeiro. E da mesma forma pode determinar o sucesso ou não de um empreendimento. Por isso a tarefa de escolher o seu não é nada fácil. Tanto que alguns empreendedores deixam para decidir o nome próximo ao início das atividades (o que pode ser ruim!). Independente da maturidade de sua ideia, vamos dar 5 dicas que pode utilizar no processo para criação de nome fantasia para seu negócio.

Antes de começar, papel e caneta nas mãos, pois rabiscar é um ótimo exercício para ganhar inspiração! E no momento de escolher um nome para seu negócio isto é muito bem vindo. 

Dicas para criação de nome que seja chamativo

1 » O que define o seu negócio?

Pensando nos serviços ou produtos oferecidos, como imagina o posicionamento de sua marca no mercado? Deve pensar que o objetivo é ser uma autoridade em seu segmento. Não cometa um dos maiores erros que é o de escolher o nome de sua empresa baseado em nomes próprios, sobrenomes, combinações de iniciais dos sócios e até apelidos. Tente ser original e faça o possível para escolher um nome único.

Não tenha medo do que vier à cabeça e anote o máximo de ideias. Durante o restante do processo deve ir marcando o que está melhor e o que pode ser eliminado (mas não apague!).

2 » Quanto mais simples melhor

Todos conhecemos marcas famosas com 5 letras ou menos. E pode ter certeza que parte do sucesso, e até mesmo autoridade, veio da simplicidade no momento de decidir qual seria o nome da empresa. Se só estiver tendo ideias de nomes longos considere abreviar uma parte, mas cuidado para não criar algo que precisa de muita explicação e que não remeta ao seu segmento logo de cara.

Para ter certeza de que está escolhendo um nome simples faça o teste da pronúncia. Com ele evita um erro clássico que é a mania de utilizar um inglês “forçado” e sem necessidade. Na intenção de transmitir uma imagem imponente empreendedores criam nomes como 4Fashion ou 2Go, que podem ser escritos e pronunciados de diversas formas. Isto pode ser ruim, pois terá que soletrar em todas as vezes que disser o nome de sua empresa.

3 » Fuja das tendências

A “modernidade” já lançou uma série de modismos que hoje temos como ultrapassados. Empresas que queriam transmitir uma imagem high tech (olha o inglês aí!) são bons exemplos destes casos. No início desta era digital proporcionada pela internet, muitas empresas incluíram “net” no início ou final do nome para serem relacionadas com empresas de tecnologia. Hoje muitos destes nomes simplesmente não fazem sentido.

Anota aí: Com a popularidade dos aplicativos para smartphones, ou simplesmente apps, muitas empresas estão incluindo “app” no início ou final de seus nomes. Será que esta tendência irá vingar e não estará ultrapassada daqui a alguns anos? Vamos aguardar.

4 » Evite nomes com associação imprópria

Não corra o risco de seu nome ser associado de forma negativa, tanto no português como em outras línguas. Algumas pessoas decidem trocar de nome depois de passar boa parte de sua vida sofrendo com piadas e outros problemas ocorridos por associações ruins com o seu nome. Sua empresa com certeza não terá uma oportunidade como essa, portanto seja inteligente na hora da escolha.

5 » Confira a disponibilidade

Muitas empresas já tiveram problemas por utilizar nomes de marcas registradas. Portanto é preciso ter certeza que o nome escolhido não está preso a alguma marca. Para ter garantias de que escolheu um nome interessante e que transmita a mensagem correta é importante que procure por uma empresa especializada em registro de nomes. Além de consultarem a disponibilidade, fazem análise de mercado e apresentam alternativas de nomes de acordo com suas reais necessidades.

Cuidado com a criatividade e vontade de desafiar o dicionário para evitar este tipo de problema, pois nem toda empresa pode ser uma nova Google. Em caso de dúvidas ou falta de confiança no nome escolhido, não arrisque e procure por uma consultoria especializada para realizar o registro para você.

Esperamos que termine seu processo de criação de nome satisfeito e que sua marca atraia inclusive mais visitas para seu site. Depois que decidir qual será a identidade de sua empresa deixe um comentário. Continue conferindo o conteúdo de nosso blog.

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