Promoção: Dicas de como aumentar as vendas

O termo promoção é entendido pela maioria dos consumidores como uma ação de ofertas e descontos. Entretanto, para o marketing, promoção é muito mais que isso. Trata-se de uma ação de vendas que considera diversas táticas, sendo que o desconto é apenas uma delas. Aprenda algumas dicas de como aumentar as vendas conosco!

Segundo uma pesquisa da NewStyle, 85% dos brasileiros afirmam que buscam algum tipo de vantagem no momento da compra. Esse número é uma grande prova de que o brasileiro adora uma promoção e essa estratégia pode sim aumentar suas vendas.

Mas lembre-se sempre. Uma promoção não deve trazer prejuízos a empresa. O valor dos descontos e benefícios dados aos clientes e as despesas com divulgação precisam ser calculador para que se alcance um resultado positivo. E a melhor maneira de fazer isso é através de um planejamento.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer antes de qualquer tipo de promoção é desenvolver um planejamento. Nele devem estar previstos as despesas, todos os objetivos e etapas da promoção, além de uma descrição completa de como ela irá funcionar.

Dicas de como aumentar as vendas

» Planejamento

Uma promoção efetiva e de bons resultados começa com um planejamento. E o primeiro passo é definir os objetivos da promoção, que podem ser:

– Aumentar o volume de vendas
– Promover um novo produto
– Conquistar novos clientes
– Diminuir o tamanho do estoque

Começo, meio e fim

Toda promoção precisa de uma data para terminar, e ela não pode ser muito longa. Lembre-se que o objetivo é gerar urgência na compra, por isso, o consumidor não pode ter muito tempo para pensar.

Defina os produtos

Claro que essa escolha não deve ser aleatória. Pense no seu objetivo antes de decidir. Pode ser o produto com estoque alto ou aquele que você conseguiu uma negociação especial. Em promoções de desconto, o ideal é elencar os produtos com melhor margem para que você não comprometa demais sua lucratividade.

Estabeleça as regras

É importante que elas sejam bastante claras, escritas de maneira que o público leigo compreenda perfeitamente do que se trata. Em alguns casos, vale a pena pedir para um advogado desenvolver um regulamento que possa ser consultado caso haja alguma reclamação por parte dos clientes.

» Dicas de como aumentar as vendas: Tipos de Promoção

Existem diversas maneiras de realizar uma promoção. A escolha deve ser feita com base no seu planejamento. Confira algumas sugestões de promoção e veja qual é a mais interessante para sua empresa:

Oferta relâmpago

Seu principal apelo é criar um caráter de urgência, estimulando a compra do produto. Esse tipo de promoção consiste em selecionar um ou mais produtos e diminuir os preços por um curto período de tempo. É importante não realizá-la com frequência para não banalizar essa ação.

Queima de estoque

É uma boa opção para varejistas que trabalham com produtos de coleções e vestuário principalmente. O objetivo é eliminar o estoque que restou para dar lugar aos novos itens. É um tipo de promoção bem popularizada por lojas virtuais e que costuma ter bastante aderência por parte dos consumidores.

Cupom de desconto

A técnica do cupom de desconto é bem versátil e pode ser empregada em diversas situações como em datas comemorativas ou como um apelo para o cliente de e-commerce que não concluiu uma compra. Só não esqueça de definir regras como a validade do cupom e quais itens ele contempla.

Desconto na primeira compra

Essa é uma excelente estratégia para criar novos consumidores. O desconto vai incentivá-lo a conhecer a loja e, em muitos casos, torna-se um cliente fiel. O valor pode ser uma porcentagem sobre o preço do produto ou até mesmo um valor fixo como “ganhe R$ 10,00 na primeira compra”.

Sorteio

Esse é um dos tipos de promoção que o consumidor mais gosta. Pode ser aplicado em datas comemorativas, como o Dia das Mães, por exemplo. Entretanto, a mecânica do sorteio precisa ser bem detalhada e um regulamento é indispensável. Além disso, é necessária uma liberação da Caixa Econômica Federal, que tem um custo e costuma levar algumas semanas para ser expedida.

Esses são apenas algumas dicas de como aumentar as vendas utilizando promoções . Ainda é possível fazer promoções como: indique um amigo, frete grátis, brindes, concurso cultural etc. Você precisa analisar bem o objetivo para escolher bem.

Precisa de uma ajuda para elaborar uma boa estratégia? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar.

Equipe Evonline: Bem-vindo ao nosso blog. Nossa missão é oferecer soluções inteligentes de Marketing fortalecendo o posicionamento e a imagem empresarial.
Posts relacionados