Utilidades do design na nossa vida

Muitas pessoas associam o design apenas a beleza estética que ele propõe. Mas as utilidades do design também estão ligadas à praticidade e funcionalidade.

Segundo a definição do dicionário, design é a “disciplina que visa a criação de objetos, ambientes, obras gráficas, etc., ao mesmo tempo funcionais e estéticos”.

Partindo dessa definição, podemos dizer as utilidades do design vão além da beleza, sempre aliando a funcionalidade em qualquer projeto. Mas antes de mostrar alguns exemplos de como o design pode colaborar com a nossa vida, é importante dizer que o design está distribuído em diferentes áreas, sendo elas: design de produto, design de moda, design de interiores e também design gráfico. Hoje vamos ver algumas informações do último, o famoso design gráfico.

Para isso, fizemos uma pesquisa e encontramos alguns exemplos de onde podemos observar o design gráfico agindo a nosso favor, muitas vezes sem que a gente nem perceba:

» Placas de trânsito

Para que sejam úteis, as placas de trânsito precisam ser vistas de longe ao mesmo tempo que não podem ser muito grandes. Dessa maneira, foram adotados símbolos que simplificam e representam cada regra de trânsito. Um triângulo branco com um grosso contorno em vermelho significa “pare” e a letra “E” dentro de um círculo quer dizer que é permitido estacionar. E como existe um grande número de placas, o design as separou em quatro grandes grupos, divididos pelas cores vermelho, amarelo, verde e azul, como você já deve ter visto pelas ruas.

7 motivos para investir em design

» Diagramação de livros

Para um livro ser agradável de ler, não basta que o seu conteúdo seja de qualidade, mas que ele esteja diagramado de uma maneira ideal para a leitura. Pode até não parecer, mas muitos fatores têm influência. Podemos citar a escolha do tipo de fonte, o tamanho da letra, o espaçamento entre as linhas e as margens. Tudo isso faz uma diferença enorme na leitura. Essa é mais uma das utilidades do design. Claro, além dos livros, também encontramos design gráfico nas revistas e jornais, alguns deles com projetos gráficos muito interessantes.

» Sites

Entre as utilidades do design, não podemos esquecer do design gráfico onde também é empregado para tornar a nossa experiência com a internet mais simples e agradável. Tão importante quanto o visual de um site é a sua usabilidade. Ele precisa ser intuitivo e fácil de usar, fazendo com que a pessoa navegue bem pelo site, sem nunca ter acessado ele. Essa busca pelo layout perfeito fez surgir o UX Design (user experience). Os profissionais dessa área levam a experiência do usuário a níveis extremos, pensando diversas vezes em cada detalhe do layout até que se encontre um resultado ideal.

User Experience: veja as melhores dicas de UX para o seu site.

» Aplicativos

Se a preocupação com design gráfico e UX design já é grande na criação de sites, ela é ainda maior quando se trata de aplicativos para celulares. Afinal, de nada adianta ter uma boa ideia para aplicativo, mas pecar na execução do design. Nenhum usuário tem paciência para aplicativos difíceis de usar e que não ofereçam uma boa experiência. Um bom aplicativo está sempre na frente das demandas do usuário, oferecendo ferramentas incríveis que ele nem sabia que precisava.

» Sinalização de ambientes

Não é ótimo quando você vai a um shopping, por exemplo, e existem várias sinalizações e placas que fazem você encontrar o que precisa rapidamente? Indicações para a praça de alimentação, elevadores, cinema, sanitários, estacionamento etc. Para que isso acontecesse foi desenvolvido um projeto de design para que a sinalização fosse distribuída de maneira correta pelos ambientes, sendo funcional e se adequando à arquitetura do ambiente ao mesmo tempo. Existem diversos outros lugares em que podemos observar projetos de sinalização como é o caso de supermercados, aeroportos, instituições de ensino, grandes empresas e lojas de varejo em geral.

Como você deve ter percebido, design gráfico não é só para deixar algo bonito, ele está presente em nossas vidas o tempo todo e quase sempre não nos damos conta. As utilidades do design são diversas!

Agência de design em Curitiba

Desperte o poder do visual com a nossa agência de design! De logotipos a materiais gráficos incríveis, oferecemos soluções que destacam sua marca.

Entre em contato agora mesmo!

Equipe Evonline: Bem-vindo ao nosso blog. Nossa missão é oferecer soluções inteligentes de Marketing fortalecendo o posicionamento e a imagem empresarial.
Posts relacionados