Como ter um site de vendas na internet?

 

Presença virtual já é uma regra para as empresas. Até porque, já diz o verso “quem não é visto não é lembrado”. E, atualmente, os clientes estão na internet, sempre conectados em seus smartphones.

Com isso, é possível dizer que existem mais chances de alguém encontrar a sua empresa com uma busca rápida no Google do que prestando atenção em um panfleto ou outdoor. Não que os meios offline não funcionem, mas é mais fácil despertar o interesse online.

Surge então a pergunta: como ter um site de vendas na internet? Quais desafios precisam ser enfrentados? Antes de começar a explicação, saiba que a responsabilidade é muito semelhante a de um ponto físico.

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Defina seus objetivos

Qual é seu objetivo? Vender produtos, correto? Para isso é necessário pensar no site como a vitrine de uma loja. Assim, entenda todos os valores a serem transmitidos, que informações são relevantes para o cliente e, o mais importante: quem é o seu comprador.

Registre um domínio

Apesar de existirem opções de sites para e-commerce grátis, o melhor é registrar seu próprio domínio. O investimento vale a pena e garante que seus clientes em potencial se sintam mais seguros. A ideia é simples, você confiaria mais em um site www.suamarca.com.br ou www.suamarca.wix.com.br? Consegue sentir a diferença?

Pense em opções de transporte

Como a compra será feita online, o consumidor gostaria de recebê-la em casa e não ter que retirar em um local físico. Você precisa estudar como fará o envio dos produtos. É possível usar os Correios (contam com pacotes especiais para empresas) ou transportadoras. Além disso, estude se vai cobrar o frete do cliente ou consegue incluir frete grátis.

Estude as formas de pagamento

Pagamento online precisa acontecer com segurança, então, você precisará de um ambiente seguro para as transações. Geralmente precisa estar criptografado. Depois, pense nas opções disponíveis para o público:

  • Cartão de crédito;
  • Parcelamento com ou sem juros;
  • Boleto;
  • Depósito/transferência em conta com envio de comprovante por WhatsApp ou e-mail;

Otimize seu site de vendas

SEO (Search Engine Optimization) precisa ser usado também em um e-commerce. Pense que as pessoas vão buscar por determinados produtos no Google ou outros buscadores. Se o seu site estiver otimizado, existem mais chances de que apareça entre os resultados. Então, sim, você terá que usar o SEO no site de vendas.

Lembre-se da hospedagem

O servidor de hospedagem também merece atenção. Precisa ser seguro e suportar as necessidades da sua loja virtual. Já imaginou o cliente estar finalizando a compra e o site “cair” devido a instabilidades? Neste momento você acaba de perder uma compra para a concorrência. Existem opções gratuitas ou pagas, mas vale a pena considerar investir.

Atente-se para a navegação

A navegação envolve a facilidade com que o cliente mexe no seu site de vendas. O ideal é que seja intuitiva, com poucos cliques e carregamento rápido. Se for algo muito complexo, a pessoa pode desistir antes de colocar o produto no carrinho. Outra regra importante é pensar no mobile. Hoje, quase todas as pessoas acessam a internet pelo celular. Seu site precisa ser mobile friendly.

Traga informações sobre os produtos

Não “jogue” o produto apenas com uma foto e o título. Por exemplo: “capa para celular” seguido de uma foto da capa. Vídeos e boas fotografias ajudam a conquistar os interessados, mas é indicado trazer mais detalhes. Fale sobre o material do produto, durabilidade, se tem validade, como usar, com o que combina. Faça seu cliente se imaginar com seu produto em mãos e querê-lo agora mesmo.

Pense nas cores

Para ter um site de vendas na internet você precisa pensar nas cores da sua marca. Quais são as que mais se destacam e fazem com que seja lembrado? Trabalhe isso no e-commerce. Pode ser no plano de fundo, na cor das letras e até uma moldura para o produto. É válido ter um designer para te ajudar, pois, a ideia é ligar sua marca com o que você vende e não criar um festival de cores. Sem contar que alguns tons podem ser cansativos para uma navegação mais longa.

Percebeu como ter um site de vendas na internet não é difícil? Exige planejamento e organização, mas vai te ajudar a atingir ainda mais pessoas. Ainda não tem seu e-commerce? Converse conosco para saber mais!

 

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