Experiência do Usuário e Design: como aplicar esse conceito no dia a dia da sua marca

A experiência do usuário (UX) é muito importante para garantir que uma pessoa volte a visitar o seu site e consequentemente se torne seu cliente. Envolve ter uma interação positiva com uma marca, sem dificuldades de navegação.

Interfaces sobrecarregadas, difíceis de se achar, não adaptadas para os dispositivos móveis e que travam geralmente afastam os usuários, exatamente por não proporcionarem uma boa experiência. 

Entenda agora como aplicar o conceito de user experience e trazê-lo para o dia a dia da sua empresa.

Vá além do site bonito

Ter um site atrativo vai facilitar a atração de novos usuários, no entanto, não garante que permaneçam por ali. Imagine que a internet – e a facilidade de poder acessar tudo direto do celular – causou uma necessidade de ter tudo para ontem. Então, se alguém chega ao seu site e ele demora para carregar, você pode perder um cliente em potencial.

Claro que, o site bonito causa a primeira impressão que a pessoa terá e dizem que é ela a que fica. Ainda assim, se o restante do conteúdo não for atrativo, você perderá o usuário em poucos minutos.

3 dicas para melhorar a experiência do usuário

Quer aumentar o tempo de permanência no seu site e garantir que sua marca seja lembrada de forma positiva? Veja dicas do que pode ser feito para melhorar a experiência do usuário:

Otimização de desempenho

Para otimizar o desempenho, o primeiro passo é escolher um bom serviço de hospedagem. Um site que sai do ar a todo instante com certeza vai perder interessados, então, é indicado apostar em plataformas já conhecidas, como o WordPress.

Resolvida a questão da hospedagem, é hora de trabalhar em um site rápido, desativando plugins sem uso e compactando determinadas imagens (sem que percam qualidade). Além disso, o tema ou template da página também precisa ser pensado para carregamento rápido.

Interatividade das páginas

O usuário precisa ser incentivado a fazer algo em seu site. Se a ideia for apenas olhar, logo ele perderá o interesse. Assim, o conteúdo interativo entra como uma boa alternativa e pode, inclusive, ajudar na captação de leads.

Vídeos são o exemplo mais conhecido de interação, mas você também pode trazer tutoriais, infográficos, e-books e até planilhas. A ideia é incentivar a pessoa que acessa o site a ter uma ação.

Tendências de design

A todo momento novas tendências de design UX são lançadas. Assim, vale a pena conhecê-las e trazer algumas para a sua página. Por que não todas? Porque você trabalha com vários clientes e nem todos são ligados nas últimas novidades da tecnologia.

Com isso, você mistura algo inovador, mas que, ao mesmo tempo, ainda é intuitivo e permite que o usuário se sinta à vontade enquanto navega.

 

Você conseguiu perceber o quanto a experiência do usuário na internet é importante para que uma marca seja lembrada positiva ou negativamente? Por isso, procure manter seu site sempre atualizado e com uma boa navegabilidade. Inclusive, com as dicas acima já fica mais fácil manter as pessoas navegando por mais tempo em sua página.

Evonline - Blog:
Posts relacionados