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Comunicação Assertiva - Evonline

A propaganda já faz parte da sociedade desde muito tempo. É do começo do século XIX o primeiro cartaz considerado publicitário, feito pelo famoso artista francês Delacroix. De lá para cá, a comunicação não parou de evoluir. Hoje em dia ela ficou mais democrática e está em todos os lugares.

E a sua empresa, está se comunicando de maneira correta com o público-alvo? Você está explorando todos os recursos e ferramentas que estão ao seu alcance? Pode ter certeza de que muitos dos seus concorrentes estão. Mas quais são os pontos que você deve considerar para que sua empresa tenha uma comunicação mais assertiva?

Saber quem é o público

Esse é o primeiro passo e o mais importante de todos. Para ter uma comunicação assertiva, você precisa saber com quem você vai falar. É mulher, é homem, é criança, é idoso? Tem alto poder aquisitivo ou não? É pessoa física ou jurídica?

Alinhar a linguagem de comunicação

Depois de delimitar seu público, você precisa descobrir qual é a linguagem correta para se comunicar com ele. Se o seu público for jovem, a linguagem não pode ser muito formal. Se forem médicos ou advogados, um pouco mais de formalidade é essencial.

Saber os canais certos para alcançar o público–alvo

Agora que você já conhece seu público e sabe como falar com ele, é hora de decidir por onde falar. Pode ser pelas redes sociais, por e-mail, ligação telefônica, visita etc. Uma comunicação assertiva exige canais assertivos.

Ter constância nos canais de comunicação

Tem um conceito na comunicação que se chama “frequência”. Não adianta investir em mídias digitais por um mês e não fazer mais. Os resultados levam um certo tempo para acontecer e devem ter boa frequência para se consolidarem. Esse é o maior erro de quem está começando a usar o marketing digital, desistir logo nas primeiras semanas.

Usar gatilhos mentais

Você sabe o que são gatilhos mentais? Não? Quer muito saber? Continue a leitura que já vamos explicar. Pronto. Você acabou de ler um gatilho mental. Esse estilo de texto que faz perguntas: “Sabe o que é tal coisa? Quer muito saber?” é um tipo de gatilho mental. Existem muitos outros e uma comunicação assertiva depende muito deles.

Comunicação assertiva é investimento

Para pequenos e médios empresários, despesas com empresas ou profissionais de comunicação pode parecer um desperdício de dinheiro. Isso é um grande erro. Na verdade, trata-se de um dos investimentos mais inteligentes que você pode fazer. Afinal, uma comunicação assertiva e pensada exclusivamente para o seu negócio, para os seus clientes, tem potencial de aumentar, e muito, o seu faturamento.

– Entendi, mas onde eu devo investir para que minha comunicação seja bastante assertiva?

Hoje em dia, pequenos e médios empresários têm um grande trunfo nas mãos: o marketing digital. Há uma década atrás, era muito difícil (e caro) divulgar o seu produto ou serviço. Atualmente, investir em mídias digitais é absolutamente viável e uma das melhores ferramentas para uma comunicação assertiva. Veja só alguns lugares pelos quais você pode começar:

Google Ads

Anuncie seus serviços para o público correto através da rede de displays do Google ou através de busca de palavras chaves.

Facebook e Instagram Ads

Utilize essas duas incríveis redes sociais para criar públicos personalizados e que possuem alta afinidade com produto ou serviço que sua empresa oferece.

• Linkedin

Use o linkedIn para divulgar seus serviços de maneira B2 to B2.

• Faça um bom trabalho de SEO

Otimize seu site e suas redes sociais para que o público qualificado encontre sua empresa com muito mais facilidade na internet.

Enumere os pontos de contato com seu público

Para que sua empresa dê o primeiro passo rumo à uma comunicação mais eficiente e assertiva, comece listando todos os pontos de contato (touch points) que sua marca tem com os clientes e com o público-alvo. Mas é necessário que sejam todos os pontos mesmo, desde a fachada da sua empresa, passando pelo cartão de visitas, atendimento telefônico, redes sociais, WhatsApp, site, blog, anúncios no Google etc. Pense em quais situações seu público é impactado pela sua marca.

Depois disso, veja quais são as melhorias que precisam ser feitas, quais canais estão com problemas de atendimentos e porque isso está acontecendo. Se precisar, procure a Evonline, nosso time é altamente especializado é nós vamos realizar um excelente trabalho, sempre pautado no resultado do seu negócio. Entre em contato e agende uma visita, será uma satisfação receber você aqui conosco.

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