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Neste post vamos falar sobre um assunto essencial para o site de qualquer empresa: a utilização do UX (User Experience). Mas antes gostaríamos que pensasse nas seguintes perguntas: como é o site de sua empresa atualmente? Ele realmente oferece uma boa experiência a quem o acessa?

Com as respostas em mente, te convidamos a conhecer mais sobre o UX, esse termo tão valioso para o sucesso da sua empresa nos dias de hoje e que é, muitas vezes, esquecido ou deixado de lado. Vamos lá? 

» Saiba o que é UX

Imagine que você vai ao cinema assistir a um filme de comédia e não dá nenhuma risada sequer durante o longa ou que você sai para ir a um festival de música e, chegando lá, descobre que a banda principal a mesma que você queria ver há meses cancelou e que não vão devolver o valor do ingresso para os desistentes. Em ambas as situações as experiências não são positivas e, consequentemente, você ficará super insatisfeito.  

E satisfação tem tudo a ver com User Experience (UX). O conceito, que em português significa “experiência de usuário”, é um conjunto de técnicas responsável por gerar uma percepção positiva de um determinado produto, serviço, objeto ou evento. Para atingir esse objetivo, uma série de práticas deve ser utilizada a fim de que a percepção do seu cliente seja positiva e que ele se satisfaça por inteiro com a experiência.

» Por que o UX é importante para um site?

Continuando com nossos exemplos, gostaríamos de saber se você iria ao cinema assistir à continuação da comédia que você não achou divertida ou se indicaria o festival de música para um amigo. Provavelmente a resposta para as duas questões será não.

A lógica de um cliente acessando a um site é muito parecida. Ao entrar naquele ambiente buscando informações sobre sua empresa, ele quer ter uma boa experiência: navegar com facilidade para achar as informações que precisa, encontrar todas as informações de forma rápida, sentir-se à vontade com o visual, entre outras coisas.

Para dar conta disso tudo, é preciso ficar atento aos vários fatores que receberam o nome de UX Design. Entre eles estão: a arquitetura da informação, o conteúdo, o visual, a interação e a subjetividade. Seguindo esta lógica de desenvolvimento de um site, a probabilidade de conversão dos navegadores aumenta consideravelmente.

» Não confunda UX com usabilidade

Uma coisa importante é não confundir UX com usabilidade, pois esta se resume na seguinte tríade: dar o caminho para que o cliente complete as tarefas, fazer com que ele termine as ações com o menor esforço possível e ter uma interface confortável para o cliente navegar. O UX, por sua vez, além de considerar esses três fatores, é mais abrangente, sendo constituído também por fatores cognitivos e motivacionais, o que quer dizer que a concepção do produto final levará em consideração o comportamento do público-alvo e suas motivações para acessar a plataforma em questão. Fatores que, embora sejam mais subjetivos, são de extrema importância para garantir uma percepção positiva por parte do cliente.

Depois de conhecer mais sobre UX, as respostas para as perguntas iniciais deste texto continuam as mesmas? Ou seja: o site da sua empresa segue as práticas que vão garantir uma boa experiência ao cliente? Saiba mais sobre user experience.

» Agência de Marketing Digital em Curitiba

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