em Redes sociais

algoritmo de redes sociaisEstar presente nas redes sociais é uma das maneiras mais fáceis de atingir seu público-alvo. No entanto, há um desafio a ser enfrentado: como fazer seu conteúdo ter um bom alcance? O objetivo vai além de conquistar novos seguidores, envolve manter seguidores fiéis e que engajem com o seu conteúdo.

Por isso, além de estudar para quem você quer entregar suas postagens, é preciso também entender o algoritmo. Do que ele gosta e como funciona, para que você consiga melhorar sua performance e atingir os resultados desejados. Essa é a sua principal dúvida? Vamos explicar como funcionam os algoritmos das principais redes sociais.

O que o algoritmo das redes sociais prioriza

Cada rede social tem suas especificidades, porém, todas seguem a seguinte premissa: oferecer aos usuários aquilo que eles gostam. Então, para que seu conteúdo chegue ao seu público-alvo, precisa se encaixar no que o algoritmo avalia ser o gosto dessas pessoas.

A prioridade, seja no Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter é colocar primeiro as postagens que aquele usuário segue. Podem ser marcas, pessoas ou hashtags seguidas. Além disso, os perfis com os quais mais interage vão ser sempre os primeiros e os que mais aparecem.

Depois disso, o algoritmo analisa o tipo de conteúdo mais consumido. Uma pessoa que gosta mais de fotos verá mais fotos, outra que gosta mais de textos verá textos e quem curte vídeos irá ter bastante deles em sua timeline.

Por último, a prioridade são sempre os conteúdos mais recentes. E mais, para o algoritmo, um post pode se tornar “velho” em questão de horas.

Erros comuns dos analistas de redes sociais

Os erros mais comuns cometidos pelos analistas de redes sociais envolvem não analisar com calma quem é o público-alvo da empresa. Além disso, ignorar comentários e não usar ferramentas que estimulam a interação das pessoas.

Por mais que alguém tenha feito um comentário simples, com um emoji, o correto é responder, para estimular o retorno daquele seguidor. E mais, fazer com que seu conteúdo apareça para ele novamente.

Dicas para fazer o que o algoritmo gosta e obter bons resultados

Para conseguir que o algoritmo das redes sociais trabalhe ao seu favor, você pode:

Atente-se à frequência de publicação

O algoritmo valoriza e entrega para mais pessoas o conteúdo novo. Então, é interessante pensar em uma frequência de publicação que permita que a marca esteja sempre presente sem se tornar cansativa. A ideia é que seja lembrada mais facilmente.

Estude bem seu conteúdo

A amostragem de perfis que recebem seu conteúdo irá determinar seu alcance e o quanto seu perfil pode chegar até outras pessoas. Por isso, é preciso estudar bem o que será publicado. Se as pessoas não interagirem com sua postagem, o algoritmo pune seu perfil, fazendo com que alcance cada vez menos perfis.

Interaja com as pessoas

Procure responder comentários, fazer enquetes nos storys e estimular uma conversa com as pessoas que te seguem. O Instagram e outras redes sociais já não consideram relevante interações apenas com emojis ou com uma única palavra, como: “amei” ou “legal”. No mínimo cinco palavras precisam ser escritas e devem fazer sentido.

Teste formatos diferentes

Como você já sabe, as redes sociais priorizam o que as pessoas gostam mais. Então, tente variar os formatos, para atingir mais interessados. Aposte em conteúdo de texto, fotos e vídeos. Assim, a amostra de perfis que recebem seus posts se torna mais ampla.

O que o algoritmo de cada rede social prioriza?

Quer entender como se comportar nas principais redes sociais e atingir mais interessados? Veja o que o algoritmo prioriza em cada uma delas.

  • Instagram: conteúdo recentemente publicado, com bastante interação dos seguidores. Para estimular os comentários, tente pensar em perguntas no meio ou final da postagem.
  • Facebook: o algoritmo do Facebook tem prestado mais atenção aos grupos. Crie um e faça postagens. No entanto, a prioridade tem sido para os perfis reais e não das empresas. Então, é interessante que alguém possa representar a marca e cuidar do grupo.
  • Twitter: nesta rede social, o que tem mais alcance é aquilo que consegue bastante retweets. Além disso, o Twitter também prioriza quem utiliza todos os caracteres disponíveis da caixa de texto. Perguntas, assim como no Instagram, estimulam o compartilhamento e o retorno dos seguidores.

Quer saber mais sobre o assunto? Conte com uma agência de marketing digital para melhorar a sua performance nas redes sociais

Deixe um Comentário

Seja constante em suas postagens de rede social

Comece a envolver o público com a sua marca!

Uma comunicação on-line bem planejada pode ser a chave do sucesso do seu negócio digital! Aprenda a segmentar sua lista de contatos, gerar interações com seus clientes e melhorar suas conversões on-line.

This information will never be shared for third part