em Design

A experiência do usuário (UX) é muito importante para garantir que uma pessoa volte a visitar o seu site e consequentemente se torne seu cliente. Envolve ter uma interação positiva com uma marca, sem dificuldades de navegação.

Interfaces sobrecarregadas, difíceis de se achar, não adaptadas para os dispositivos móveis e que travam geralmente afastam os usuários, exatamente por não proporcionarem uma boa experiência. 

Entenda agora como aplicar o conceito de user experience e trazê-lo para o dia a dia da sua empresa.

Vá além do site bonito

Ter um site atrativo vai facilitar a atração de novos usuários, no entanto, não garante que permaneçam por ali. Imagine que a internet – e a facilidade de poder acessar tudo direto do celular – causou uma necessidade de ter tudo para ontem. Então, se alguém chega ao seu site e ele demora para carregar, você pode perder um cliente em potencial.

Claro que, o site bonito causa a primeira impressão que a pessoa terá e dizem que é ela a que fica. Ainda assim, se o restante do conteúdo não for atrativo, você perderá o usuário em poucos minutos.

3 dicas para melhorar a experiência do usuário

Quer aumentar o tempo de permanência no seu site e garantir que sua marca seja lembrada de forma positiva? Veja dicas do que pode ser feito para melhorar a experiência do usuário:

Otimização de desempenho

Para otimizar o desempenho, o primeiro passo é escolher um bom serviço de hospedagem. Um site que sai do ar a todo instante com certeza vai perder interessados, então, é indicado apostar em plataformas já conhecidas, como o WordPress.

Resolvida a questão da hospedagem, é hora de trabalhar em um site rápido, desativando plugins sem uso e compactando determinadas imagens (sem que percam qualidade). Além disso, o tema ou template da página também precisa ser pensado para carregamento rápido.

Interatividade das páginas

O usuário precisa ser incentivado a fazer algo em seu site. Se a ideia for apenas olhar, logo ele perderá o interesse. Assim, o conteúdo interativo entra como uma boa alternativa e pode, inclusive, ajudar na captação de leads.

Vídeos são o exemplo mais conhecido de interação, mas você também pode trazer tutoriais, infográficos, e-books e até planilhas. A ideia é incentivar a pessoa que acessa o site a ter uma ação.

Tendências de design

A todo momento novas tendências de design UX são lançadas. Assim, vale a pena conhecê-las e trazer algumas para a sua página. Por que não todas? Porque você trabalha com vários clientes e nem todos são ligados nas últimas novidades da tecnologia.

Com isso, você mistura algo inovador, mas que, ao mesmo tempo, ainda é intuitivo e permite que o usuário se sinta à vontade enquanto navega.

 

Você conseguiu perceber o quanto a experiência do usuário na internet é importante para que uma marca seja lembrada positiva ou negativamente? Por isso, procure manter seu site sempre atualizado e com uma boa navegabilidade. Inclusive, com as dicas acima já fica mais fácil manter as pessoas navegando por mais tempo em sua página.

Deixe um Comentário

Utilidades do design na nossa vida - Evonline

Comece a envolver o público com a sua marca!

Uma comunicação on-line bem planejada pode ser a chave do sucesso do seu negócio digital! Aprenda a segmentar sua lista de contatos, gerar interações com seus clientes e melhorar suas conversões on-line.

This information will never be shared for third part