Funil de Vendas no Marketing Digital

Funil de Vendas no Marketing Digital

O funil de vendas não é uma novidade do marketing digital. Ele existe desde 1898 e era uma frase criada por Elias Elmo Lewis: atrair a atenção, manter o interesse, gerar um desejo e levar a uma ação. Também chamado de AIDA, nada mais era do que etapas de venda.

Esse processo ainda é aplicado atualmente, mas o funil de vendas do marketing digital é um pouco diferente. No entanto, seu objetivo continua sendo o mesmo: levar uma pessoa a uma ação, ou, em outras palavras, fechar negócio com sua empresa.

O que é funil de vendas no marketing digital?

Você já se perguntou o que é funil de vendas? A resposta é simples, pois se trata de uma estratégia que apresenta a jornada de um cliente em potencial até ele fechar negócio e comprar seu produto ou serviço.

Tradicionalmente é dividido em Topo, Meio e Fundo. Dentro do funil estão outras divisões, como os estágios da jornada de compra e o próprio conceito AIDA citado logo no começo do texto.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Topo do funil

No topo do funil estão todos que nunca tiveram contato com sua marca. Eles não conhecem sua empresa e chegam até ali por acaso. O objetivo é chamar a atenção e despertar seu interesse, então, o marketing de conteúdo é seu grande aliado.

Imagine que em seu blog ou rede social você fez um breve conteúdo sobre dores musculares, explicando suas causas. Seu serviço envolve o uso de terapias integrativas, que podem tratar a dor, mas neste conteúdo você cita isso brevemente. Quem te encontrar pode se interessar em saber mais sobre você.

Meio do funil

No meio do funil estão pessoas que já conhecem sua empresa e o que você oferece, mas ainda estão em dúvidas. Elas sabem que possuem um problema e que seu negócio pode ter a solução, mas ainda não estão convencidas. Então, temos os leads e oportunidades.

No conceito AIDA, estão aqueles clientes em potencial que já têm o desejo, mas ainda não tomaram uma ação. Estão pesquisando entre sua empresa e seus concorrentes e precisam ser convencidos que você tem o melhor a oferecer. Aqui você pode explicar mais sobre você e seu produto/serviço.

Fundo do funil

No fundo do funil estão clientes que estão prontos para fechar negócio. São aqueles que colocam o produto no carrinho, já perguntaram sobre o preço e estão a ponto de concluir a negociação. Precisam de um último “empurrãozinho”.

Nesta etapa está liberado fazer ofertas de vendas, descontos e falar abertamente sobre seu produto ou serviço. O cliente já te conhece e criou uma identificação. Inclusive, ações para relembrar antigos consumidores também são consideradas de fundo do funil.

Porque você precisa do funil de vendas

Provavelmente, após conhecer um pouco mais sobre o conceito, você já deve ter percebido que precisa do funil de vendas para marketing digital. Afinal, é uma forma de conhecer melhor seus clientes e atrair as pessoas certas. E mais, de garantir que eles vão fechar negócio com sua empresa.

Comece a elaborar ações para cada uma de suas etapas, lembrando que a maior parte do conteúdo será sempre com foco em atração (topo de funil) e a menor com foco em vendas. Além disso, se precisar de ajuda, não deixe de procurar por uma agência de marketing digital para te orientar e acompanhar.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Você também pode gostar

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

Seu site é a vitrine digital do seu negócio. Ele é, muitas vezes, o primeiro ponto de contato entre sua marca e um cliente em potencial. Mas, com a mesma rapidez com que as tendências de design e as tecnologias da web evoluem, um site pode se tornar obsoleto. Se você sente que sua presença online não reflete mais a qualidade dos seus produtos ou serviços, talvez seja a hora de uma renovação. Um site desatualizado pode não apenas prejudicar a imagem da sua marca, mas também afetar negativamente suas vendas e o relacionamento com os clientes. A boa notícia é que identificar os sinais de que chegou a hora de investir em um novo site é mais simples do que parece. Vamos explorar os principais indicadores de que sua empresa precisa de um novo site. Você entenderá como uma plataforma moderna e bem estruturada pode transformar sua presença digital, atrair mais clientes e, finalmente, impulsionar o crescimento do seu negócio. 1. O design do seu site está ultrapassado A primeira impressão conta muito. Um design antigo, com layouts sobrecarregados, fontes difíceis de ler e uma paleta de cores datada, transmite uma imagem de amadorismo e falta de cuidado. Os

rebranding - 5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

Sua marca está perdendo relevância no mercado? Os clientes não conseguem mais se conectar com sua proposta de valor? Se você tem notado mudanças no comportamento do consumidor ou queda nas vendas, pode ser hora de considerar um reposicionamento de marca, também conhecido como rebranding. O rebranding é muito mais que uma simples mudança visual. É uma estratégia completa que pode revitalizar sua empresa e reconectá-la com o público-alvo. Neste artigo, você vai descobrir os principais sinais que indicam a necessidade de um reposicionamento, conhecer exemplos inspiradores de marcas famosas que fizeram essa transição com sucesso e aprender como implementar essa estratégia em seu negócio. O que é rebranding ou reposicionamento de marca? Rebranding é o processo de reformulação da identidade de uma marca, que pode envolver mudanças na identidade visual, nome, posicionamento, valores ou até mesmo no modelo de negócio. Essa estratégia vai muito além de criar um novo logotipo ou escolher novas cores. O reposicionamento de marca é uma decisão estratégica que visa: Renovar a percepção do público sobre a empresa Adaptar-se às mudanças do mercado Corrigir problemas de imagem Expandir para novos mercados Acompanhar a evolução dos valores dos consumidores Diferente de um simples redesign, o rebranding