Geolocalização

Os recursos de geolocalização estão no nosso dia e talvez você nem tenha percebido, quer saber como? É muito difícil encontrar alguém na rua que não tenha um smartphone no bolso ou na bolsa. Esses aparelhos (ou gadgets, como também são conhecidos) estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Fazer e receber ligações é apenas um mero detalhe desses equipamentos que se modernizam todos os dias e que possibilitam a realização de muitas atividades como, por exemplo, fazer compras em uma loja virtual enquanto se espera o ônibus ou pagar as contas na mesa do restaurante enquanto o almoço não chega.

É preciso estar atento e perceber que essa utilização em massa de smartphones pode trazer oportunidades muito preciosas para o seu negócio. Ainda mais quando falamos de um recurso, já muito popular, chamado geolocalização.

 

» O que é geolocalização e como ela funciona?

Trata-se de um recurso que permite identificar a localização precisa na superfície terrestre de qualquer aparelho que possua GPS. Essa localização pode ser compartilhada com os mais variados aplicativos presentes no aparelho, sempre com a devida autorização do usuário.

» Oportunidades da geolocalização

A geolocalização é um mecanismo que concede muito mais precisão e efetividade na hora de impactar os consumidores com propaganda. Com a localização em tempo real do público, é possível saber quais são as necessidades, quais os melhores produtos para serem oferecidos e, inclusive, qual o momento ideal para isso.

Com a geolocalização, as possibilidades de encontrar o público ideal são infinitas. Imagine que você tem uma agência de viagens. Sendo assim, seu público são pessoas que estão planejando realizar uma viagem. E se você pudesse impactar com SMS ou posts no Facebook apenas as pessoas que estiveram presentes nos consulados da cidade para tirar visto? Não há dúvida que seria um público muito segmentado e com grande disposição de fazer um negócio com sua empresa.

» Onde sua empresa pode aproveitar a geolocalização?

Todas as grandes empresas que comercializam espaços publicitários na internet possuem esse tipo de ferramenta. Dessa maneira, em qualquer investimento que você fizer em mídia digital, será possível utilizar o serviço de geolocalização para atingir o público.

A diferença é que o filtro de público de algumas empresas é muito mais refinado do que a de outras. No Facebook, por exemplo, você pode definir que as pessoas que irão ver seu anúncio são apenas mulheres, de 20 a 40 anos que estão a um raio de um quilômetro da sua empresa.

» Aderência do público

Sabe o que torna a ferramenta de geolocalização tão eficiente? As pessoas conseguem enxergar benefícios em utilizá-la. É um serviço muito útil e que facilita a vida dos usuários. Por exemplo, quando uma pessoa cria uma rota no Google Maps, ela pode verificar quais são os restaurantes que estão nessa rota para realizar uma parada para o almoço. Ou seja, é um serviço de utilidade pública completamente relacionado a vendas.

» Aplicações da geolocalização no dia a dia

– Identificação automática da localização para gerar trajetos em aplicativos de mapas identificando, inclusive, as melhores alternativas para transporte público.

– Aplicativos como Uber permitem que o motorista encontre o passageiro mesmo que nem ele saiba onde está.

Lojas virtuais podem gerar, instantaneamente, estimativas dos preços de frete.

– Portais de notícias e conteúdos podem alterar automaticamente o idioma identificando em qual país foi realizada a busca.

– Museus, cinemas e teatros podem divulgar suas programações para as pessoas que estão nas imediações.

– Portais de notícia colocam na primeira página as notícias da cidade de onde está acontecendo o acesso.

» Google Now

O Google Now é um serviço do Google que está muito em evidência e que tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário. Para isso, ele vem realizando algumas ações que tem deixando os usuários impressionados. Através da geolocalização, ele consegue entender que um trajeto que você realiza todos os dias da semana, sempre em um mesmo horário, provavelmente seja o seu local de trabalho. Então, no horário próximo a sua saída do trabalho, de maneira automática, ele abre o mapa e cria uma rota até sua casa considerando o percurso mais rápido.

Como você pode ter percebido, as possibilidades que a geolocalização oferece são inúmeras. As empresas estão descobrindo novas maneiras de aproveitar essa situação para vender mais. Não importa qual é o ramo da sua empresa, a geolocalização pode ser aplicada de maneira inteligente para impactar o público certo. Sua empresa precisa uma ajuda para pensar em novas estratégias ou até mesmo criar um planejamento estratégico ? Clique aqui e saiba mais.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos que pode te ajudar ? Confira outras matérias do blog.

Você também pode gostar

rebranding - 5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

Sua marca está perdendo relevância no mercado? Os clientes não conseguem mais se conectar com sua proposta de valor? Se você tem notado mudanças no comportamento do consumidor ou queda nas vendas, pode ser hora de considerar um reposicionamento de marca, também conhecido como rebranding. O rebranding é muito mais que uma simples mudança visual. É uma estratégia completa que pode revitalizar sua empresa e reconectá-la com o público-alvo. Neste artigo, você vai descobrir os principais sinais que indicam a necessidade de um reposicionamento, conhecer exemplos inspiradores de marcas famosas que fizeram essa transição com sucesso e aprender como implementar essa estratégia em seu negócio. O que é rebranding ou reposicionamento de marca? Rebranding é o processo de reformulação da identidade de uma marca, que pode envolver mudanças na identidade visual, nome, posicionamento, valores ou até mesmo no modelo de negócio. Essa estratégia vai muito além de criar um novo logotipo ou escolher novas cores. O reposicionamento de marca é uma decisão estratégica que visa: Renovar a percepção do público sobre a empresa Adaptar-se às mudanças do mercado Corrigir problemas de imagem Expandir para novos mercados Acompanhar a evolução dos valores dos consumidores Diferente de um simples redesign, o rebranding

Já gastou demais em tráfego pago Saiba quando contratar uma agência

Já gastou demais em tráfego pago? Saiba quando contratar uma agência

Gerenciar campanhas de tráfego pago pode ser um desafio complexo. Muitas empresas investem significativamente em Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas, mas nem sempre conseguem os resultados esperados. Se você sente que está gastando mais do que deveria sem ver retorno adequado, pode ser o momento de considerar a contratação de uma agência especializada. Identificar os sinais de que sua estratégia de tráfego pago precisa de ajuda profissional não é sempre óbvio. Alguns empresários continuam investindo na esperança de que os resultados melhorem, enquanto outros desistem prematuramente. A chave está em reconhecer quando é hora de buscar experiência externa. Sinais de que você está gastando demais sem resultados Custo por aquisição muito alto Quando o custo para adquirir um novo cliente supera significativamente o valor que ele traz para seu negócio, algo está errado. Um CAC (Custo de Aquisição de Cliente) desproporcional indica problemas na segmentação, nas palavras-chave escolhidas ou na qualidade dos anúncios. Taxa de conversão baixa Se muitas pessoas clicam em seus anúncios, mas poucas realizam a ação desejada, você pode estar atraindo o público errado ou direcionando tráfego para páginas que não convertem bem. Uma taxa de conversão abaixo da média do seu setor é um