Antes de responder se o o investimento em Google Adwords vale a pena, vamos conversar um pouco sobre o objetivo de qualquer empresa com fins lucrativos: vender. Não é mesmo? Todas, sem nenhuma exceção, precisam vender seus produtos ou serviços para continuarem atuando no mercado. Cada negócio tem suas particularidades e seus públicos bem definidos. Mas, a necessidade de vender é o que une todas ela. Se a missão é a razão de ser de uma empresa, a venda é o que torna isso possível.

» Ferramentas de vendas

E por ser algo tão fundamental, sempre existiu (e continuarão existindo) ferramentas e estratégias para vender mais e com mais lucratividade. E essas ferramentas e estratégias são infinitas e, todos os dias surgem coisas novas no mercado. Para quem tem loja física, por exemplo, escolher um bom ponto comercial, expor os produtos de maneira atrativa e ter um bom atendimento, são técnicas de venda muito importantes.

» A função da publicidade

A publicidade é outra ferramenta muito utilizada para gerar vendas. Afinal, para que seus clientes comprem seus produtos ou serviços é preciso, primeiramente, que eles saibam que sua empresa existe e, em segundo lugar, o que ela tem a oferecer. Para essas duas tarefas, não há dúvida que a publicidade é realmente eficiente.

»  Táticas para impactar o público-alvo

Entretanto, dentro da publicidade existem diversas táticas para impactar o público-alvo. Vamos citar um exemplo bem comum: distribuição de panfletos no semáforo. Essa ação apresenta sua empresa ao público e mostra quais são os produtos e serviços que ela oferece. Isso, em alguns casos, pode trazer resultados satisfatórios. Mas, a grande maioria das pessoas que recebem seu panfleto não está precisando da sua empresa naquele momento. Por isso, a eficiência desse tipo de ação é muito baixa.

»  Marketing de intenção: a grande vantagem do Google Adwords

E se houvesse um lugar que concentrasse milhares, milhões de pessoas interessadas em comprar seus produtos ou serviços nesse exato momento. Pode ter certeza que existe muita gente na cidade precisando, por exemplo, de uma vidraçaria. O que a maioria dessas pessoas irá fazer para encontrar? Se fosse há um tempo atrás, provavelmente iriam pedir indicação para um amigo. Hoje em dia elas usam o Google.

Dessa maneira, o Google consegue identificar todas as pessoas que, naquele momento, estão intencionadas a contratar os serviços de uma vidraçaria. Ou seja, melhor que ter um público segmentado é ter um público intencionado a comprar na sua empresa. E é justamente isso que o Google Adwords propõe: que a sua empresa apareça apenas para quem está procurando pelos produtos ou serviços que ela oferece.

»  Mas o que é Google Adwords?

Ele também é conhecido como “links patrocinados” porque é exatamente isso que ele vende: links pagos para aparecem nas primeiras posições da página do Google quando é realizada uma pesquisa. E como você já sabe, ter o anúncio da sua empresa logo na primeira página do Google irá trazer ótimas oportunidades de negócio.

»  O site mais visitado da internet

O Google é o site que mais recebe visitas no mundo. Além disso, ele concentra 95% das buscas na internet e é o buscador mais eficiente. Por isso, as chances da sua empresa ser encontrada através desse site são muito grandes. Afinal, pessoas de todas as regiões do mundo poderão ter acesso aos seus produtos e serviços.

» Público segmentado

Para tornar suas campanhas no Google AdWords ainda mais eficientes, é possível criar filtros que realizam a segmentação do seu cliente. Por exemplo, alguém faz a seguinte busca “loja de roupas em Curitiba”, entretanto, a sua loja vende roupas exclusivamente femininas. Dessa maneira, você pode criar um filtro para que apenas mulheres vejam o anúncio da sua empresa. Da mesma maneira, você também pode aplicar filtros que segmentam a região geográfica que você deseja que seus anúncios apareçam.

»  Como anunciar em Google AdWords?

Para sua empresa anunciar no Google AdWords é necessário que se crie uma campanha onde serão informados os objetivos, o público e a verba que será investida. Apesar da interface para a criação de campanhas do AdWords ser relativamente simples, o mais difícil é pensar em uma estratégia de ação que seja realmente eficiente e que traga bons resultados. Por isso, recomendamos a contratação de uma empresa de marketing digital responsável e que, principalmente, acumule experiência na execução de campanhas de Google Adwords. A Evonline pode ajudar você com isso.

» Quanto devo investir no Google AdWords?

Essa é uma pergunta recorrente para a qual não existe apenas uma resposta. Isso porque não é possível estabelecer um valor mínimo ou máximo para investir. É preciso estudar bem como o nicho do seu negócio se comporta na internet, se a concorrência é grande e investe muito ou se ainda existe pouca competitividade. É possível investir quarenta reais ou 40 mil. O que importa é respeitar o orçamento da sua empresa para realizar campanhas que tragam bons resultados.

» Como funciona o Google AdWords?

Basicamente é assim: você escolhe algumas palavras-chave pelas quais seus clientes podem chegar até você, por exemplo: “louças e presentes em Curitiba”. O Google coloca um preço nessa palavra-chave que varia de acordo com a quantidade de empresas que querem utilizar ela. Quanto mais concorrida, mais alto será o valor. Vamos supor que a palavra-chave custe R$ 0,80 a cada clique. Se o seu site recebe 50 visitas por dia através do AdWords, seu investimento poderá ser 0,80×50 por dia, que totaliza R$40,00 por dia. Dessa maneira, o investimento mensal seria de R$ 1200,00 (30dias X R$40,00).

» Você pode acompanhar todos os resultados

Utilizando o Google AdWords, é possível saber quantas pessoas viram seus anúncios e quantas clicaram para acessar sua página. Além disso, dá para fazer um acompanhamento de quantas vendas reais estão acontecendo graças aos anúncios. O desempenho dos anúncios é gerado em tempo real e pode ser consultado a qualquer momento. E se você não estiver satisfeito com os resultados, é possível pausar, alterar e testar novas táticas para alcançar seus objetivos.

»  Pagamento por clique (PPC)

Se ninguém acessar o seu site, você não paga nada. Só há cobrança quando alguém clicar no seu link. Ou seja, você só paga se a publicidade estiver dando bons resultados.

Investir em Google AdWords vale muito a pena. Com uma campanha bem estrutura e usando a estratégia certa, sua empresa pode conquistar ótimos resultados. Conte com a Evonline para ajudar você a explorar esse novo mercado.

»  Crie um site otimizado

Para potencializar sua campanha Adwords, é preciso criar um website otimizado. A campanha Adwords avalia a qualidade da página de destino e multiplica pelo valor investido, o resultado deste calculo bem como outras métricas definem o posicionamento. De uma forma bem simples, imagine que a empresa “A” esteja pagando R$ 1,00 pela palavra “loja de roupas em curitiba” e tenha uma qualidade de página nota 3 e imagine que a empresa “B” pague R$ 0,80 e tenha uma nota 7: Na empresa “A” a multiplicação fica R$ 1,00 x 3 = 3, já na empresa “B” a multiplicação fica R$ 0,80 x 8 = 6,4, ou seja, a empresa “B” irá assumir a primeira posicionação mesmo pagando menos. Na criação de sites a Evonline Marketing Digital preza por entregar páginas com excelente qualidade para potencializar os resultados e gastar menos dinheiro.