A harmonia das cores

Já parou para pensar se existe uma harmonia das cores ? Ou porque existem algumas cores que combinam e outras que não ficam boas quando são colocadas uma do lado da outra? Será que é uma questão de gosto pessoal ou existe alguma explicação científica para isso?

Já parou para pensar se existe uma harmonia das cores ? Ou porque existem algumas cores que combinam e outras que não ficam boas quando são colocadas uma do lado da outra? Será que é uma questão de gosto pessoal ou existe alguma explicação científica para isso? Na verdade, trate-se de uma construção social. Não existe uma combinação melhor que outra. Assim como a simbologia das cores também é um conceito construído.

Mas muito do nosso gosto por cores surge da observação da harmonia das cores na natureza. Vemos e tentamos imitar a maneira como a natureza usa as cores complementares e os contrastes.

» Para além das cores

Mas se você pensa que para harmonizar as cores é necessário apenas combina-las corretamente uma com as outras, sinto informar, mas você está enganado. Existem outros fatores que precisam ser considerados na hora de misturar sua paleta que vão para além das cores.

» Contraste simultâneo

Existe um efeito chamado contraste simultâneo que faz com que a mesma cor seja percebida de maneira diferente quando combinada com outras cores. Por exemplo, o amarelo passa a ser mais escuro quando está ao lado de uma cor clara, e mais claro quando está ao lado de uma cor escura.

Além disso, a quantidade de área que essa cor vai ocupar na imagem também vai modificar a maneira como o nosso cérebro a percebe. Por exemplo, se temos uma tela inteira amarela e apenas um pequeno quadrado azul no centro, e depois temos o contrário: a tela inteira azul com um pequeno quadrado amarelo no meio, a maneira como vamos perceber as duas cores em cada uma das situações é diferente. Teremos a impressão de que se trata de quatro cores distintas.

É por isso que, sempre quando a Evonline vai desenvolver um site, o projeto cromático precisa ser testado na prática. Podemos imaginar que determinadas cores juntas vão ficar boas, mas é só testando que teremos certeza se elas harmonizam.

» Círculo cromático

Nada mais é que uma representação gráfica (em forma de círculo) das cores que podem ser percebidas pelo olho (sim, existem cores que o olho humano não enxerga). Normalmente, estão dispostas 12 cores, sendo três primárias, três secundárias e seis terciárias. Esse esquema funciona através das angulações, uma vez que uma cor complementar está posicionada a exatamente 180­­­­° da outra cor. Isso facilita a criação de harmonias monocromáticas, análogas, complementares e tríades.

Cores que compõem o círculo cromático:
– Primárias: azul, vermelho e amarelo.
– Secundárias: verde, laranja e violeta.
– Terciárias: roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado, roxo-azulado.

Ao longo tempo, com a evolução da teoria da harmonia das cores, foram sendo criados diversos padrões harmônicos. Vamos conhecer quatro deles: monocromático, análogo, complementar e triádico.

» Harmonia das cores monocromáticas

Como o próprio nome diz, nesse padrão é utilizada apenas uma cor. As variações irão acontecer nas tonalidades, mas a matriz é preservada. Na harmonia monocromática, são empregadas diferentes luminosidades e saturações sobre a mesma cor para se obter variações. Trate-se de uma harmonia muito elegante e discreta, que funciona com qualquer tipo de cor.

» Harmonia das cores análogas

Nesse caso, são utilizadas cores que estão disposta lado a lado no círculo cromático. Enquanto uma das cores será a dominante, as outras servirão para enriquecer a harmonia, dando mais dinamismo a paleta de cores. Mesmo utilizando mais de uma matriz cor, ainda sim é uma harmonia mais discreta por utilizar cores análogas.

» Harmonia das cores complementares

Nessa harmonia, o contraste é o elemento a ser explorado. Geralmente acontece com a mistura de cores frias com cores quentes – azul com amarelo, verde e laranja. Para harmonizar cores complementares, o mais recomendado é utilizar uma cor predominante e explorar a cor complementar para acentuações e destaques.

» Harmonia das cores triádicas

Essa é o estilo de composição de cores mais ousado. São empregadas três cores, sendo uma predominante e duas complementares. Essa harmonia deve ser utilizada com cuidado para não deixar a combinação muito pesada. É importante não usar as cores puras, mas sim as variações de tonalidade para que elas não entrem em conflito.

» Aplicação da harmonia cromática

Como você deve ter percebido, por traz da harmonia das cores existe muita ciência e muita pesquisa. Afinal, esse conceito é utilizado nas mais diversas áreas: na indústria da moda, nas artes, na arquitetura e, sobretudo, no design gráfico.

E quais seriam as cores ideias para a criação de um site ou uma loja virtual ? Confira aqui.

Equipe Evonline :Bem-vindo ao nosso blog. Nossa missão é oferecer soluções inteligentes de Marketing fortalecendo o posicionamento e a imagem empresarial.