Hoje em dia, ter ou criar um site já não é mais privilégio de nenhuma empresa ou profissional liberal. Segundo dados da nic.br – organismo técnico responsável pelo gerenciamento dos registros .br – só no Brasil, existem mais de 3,8 milhões de domínios registrados. E esse número não para de crescer.

Mas então, se ter um site não é mais um diferencial, ter um site de qualidade, com bom conteúdo e que pode ser acessado em dispositivos móveis ainda é um privilégio de poucos. E essa será a primeira coisa que você precisará saber antes de criar um site:

» 1. Criar um site com qualidade faz a diferença

Já que você está disposto a investir um pouco de tempo e dinheiro na criação de um site para você ou sua empresa, o melhor é apostar em um projeto de qualidade pelo qual você não se arrependa logo em seguida. E pode ter certeza, nesse assunto, o barato sai muito, mas muito caro. Diversos empresários desperdiçam verbas com profissionais ou empresas sem qualificação e acabam tendo que investir tudo de novo para recomeçar da estaca zero com outra empresa.

Se você decidiu que está na hora de criar um site, é porque deseja se diferenciar no mercado. E o lado bom de tudo isso é que, basta ter um site de qualidade, que você já estará na frente da grande maioria dos seus concorrentes.

» 2. Site responsivo

Antes de explicar, para quem ainda não está familiarizado, o que significa “responsivo”, vale lembrar que os dispositivos móveis já superaram o desktop em número de usuários. Isso nos leva a uma conclusão muito simples: a maioria das pessoas que irão acessar seu site farão a partir de dispositivos móveis. Retomando. O termo “responsivo” designa os sites que são feitos para rodar bem em todos os gadgets (smathphone, tablets e computadores). Eles adaptam o conteúdo do site de maneira automática para o formato do dispositivo.

Além disso, ter um site responsivo faz com que você conquiste melhores posições nos buscadores. Portanto, essa é uma característica indispensável para qualquer site que venha a ser criado, inclusive o seu.

criar um site

» 3. Design e usabilidade

Não é ótimo quando você acessa um site que, além de ter um visual agradável, é extremamente fácil de navegar? Tudo o que você quer encontrar parece estar no lugar certo. Mas não se engane, ter um site assim, que ofereça uma boa experiência ao usuário demanda muito trabalho e planejamento.

Assim como em um imóvel, é necessário, antes de fazer, criar um projeto da arquitetura do site. E isso significa definir quantas páginas serão criadas, onde elas estarão posicionadas e como funcionará o menu principal. Só depois de ter isso muito claro e definido é que se parte para a etapa de web design, o momento em que será definido o visual do site.

» 4. Conteúdo

No ato de acessar um site está implícito que você está buscando conteúdo. Afinal, é exatamente para isso que criamos páginas na internet: para oferecer conteúdo aos usuários. Às vezes, o conteúdo é apenas o número de telefone ou o horário de atendimento da loja. Em outras situações, o usuário está em busca de um texto técnico sobre as propriedades do chá de camomila, por exemplo.

Dessa maneira, para atrair internautas (clientes em potencial) para o site, é necessário que ele tenha atrativos que façam essas pessoas terem vontade de ver aquilo que você tem a oferecer. Além do que, é basicamente através do texto que os robôs de busca vasculham a internet atrás de conteúdos relevantes. Por tanto, se no seu site tem um ótimo artigo, mais e mais clientes os buscadores irão encaminhar para o seu site.

» 5. Questões técnicas

Entendi tudo isso. Mas, na prática, quais são as questões técnicas para criar um site.

» Domínio

Em primeiro lugar é preciso ter um domínio que nada mais é que o endereço do seu site na web, por exemplo evonline.com.br. Esse domínio pode ser adquirido em algumas empresas e são pagos anualmente.

» Hospedagem

Para ter um site, ele precisa estar hospedado em algum lugar. Esse lugar é a empresa de hospedagem. Ela irá guardar para você a estrutura do seu site. Os pagamentos são mensais e relativamente baixos.

» Profissionais

Basicamente, são necessários ao menos três profissionais para criação de sites que são: web design, redator SEO e o programador. Juntos, eles conseguem tirar o site do papel e fazer um belo material online.

Essas são as principais questões que você deve levar em consideração antes de criar o seu site. Agora é necessário definir os objetivos e públicos desse site e mãos a obra.
Entre em contato agora com a Evonline nós podemos criar um site para sua empresa!