No início da popularização da internet no Brasil, a ideia de se começar um blog já ficou conhecida. Com o passar dos anos, esse formato foi se consolidando e assumindo um papel de destaque na rede. Hoje ele é uma excelente ferramenta para pessoas que desejam publicar suas ideias e pensamentos, ou para as empresas que querem se aproximar do público.

Saiba mais sobre Por que ter um blog corporativo?

Seja qual for o objetivo, pessoal ou corporativo, é fundamental que você saiba algumas coisas antes de começar um blog. Por isso, a Evonline separou seis informações muito valiosas para que seu blog seja um sucesso e não morra no meio do caminho.

Seja qual for o objetivo, pessoal ou corporativo, é fundamental que você saiba algumas coisas antes de começar um blog. Por isso, a Evonline separou seis informações muito valiosas para que seu blog seja um sucesso e não morra no meio do caminho.

começar um blog

» 1. Para começar um blog você vai precisar de tempo 

Se existe uma coisa importante a ser dita na hora de começar um blog é que ele vai te consumir bastante tempo, normalmente muito mais do que você imagina. Não basta escrever, é preciso planejar, pesquisar, reescrever, revisar, divulgar e interagir. Por isso, se você deseja começar um blog separe um tempo para ele. Uma boa dica é ter textos na gaveta para eventuais imprevistos que impeçam você de escrever. Assim você consegue manter seu blog sempre bem alimentado.

» 2. Para começar um blog entenda: Quem é que vai ler isso?

Essa é a primeira pergunta que você deve fazer na hora que tiver a ideia de começar um blog. É fundamental que se tenha bem definido qual será o público. É a partir dessa definição que você poderá encontrar pautas e definir um estilo para os textos. Afinal, um conteúdo destinado a adolescentes é muito diferente de um conteúdo para empresários, por exemplo. Quanto mais você conhecer seu público, mais qualidade e eficiência seu blog terá.

» 3. Assunto não vai faltar

Chega um momento em que vai faltar assunto para o blog. Você vai ter a impressão de que já falou de tudo e que está sendo repetitivo. Uma maneira interessante de pensar é que cada assunto pode ter diferentes abordagens. Por exemplo, se o seu blog é sobre moda, você pode falar sobre o tema “vestido” de diferentes maneiras, por exemplo: vestidos longos, vestidos curtos, vestidos plissados, vestidos de festa, vestidos casuais, a história do vestido, os melhores vestidos do Oscar etc. Ou seja, se faltar assunto, tente pensar um pouco fora da caixa que boas ideias surgirão.

Mesmo assim precisa de uma ajuda ? Nós podemos te ajudar, conheça o serviço de criação de conteúdo.

» 4. Não “tropece” no português

Não adianta ter um blog lindo, desenvolver ótimas pautas e tropeçar no português. Um texto com erros de ortografia ou gramática tiram a credibilidade do conteúdo. O leitor não irá valorizar aquilo que você está escrevendo se nem escrever direito você consegue. Por isso, sempre revise com cuidado e atenção aquilo que você escreveu. Se você tiver alguém que possa revisar, melhor ainda. E não esqueça, a forma do seu texto é muito importante e os leitores valorizam muito isso.

» 5. Mais do mesmo

Um ponto negativo dos blogs é que muitos deles abordam sempre os mesmos temas. Sempre mais do mesmo. De certa forma, é até um pouco natural que isso aconteça, mas você deve estar sempre buscando novidades e assuntos originais que façam o seu blog ter um diferencial. O leitor precisa perceber que aquele conteúdo não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. Para isso, vale a pena estar sempre visitando jornais e portais de notícias e ficar por dentro dos trending topics.

» 6. Precisa quebrar o porquinho

É possível ter um blog sem gastar nada? Sim. É recomendado? Não. Para ter um blog de qualidade, sugerimos que você compre um domínio próprio e tenha um serviço de hospedagem. Isso vai tornar seu blog profissional e fazer com que ele seja mais facilmente encontrado nas buscas. O valor não é alto, com aproximadamente R$ 30,00 por mês (domínio e hospedagem) você já consegue ter uma boa estrutura.

Se você achou tudo isso muito complicado ou percebeu que talvez não tenha tempo para essa empreitada, conte com a Evonline. Além de oferecer serviço de criação de sites, nós também criamos conteúdo e gerenciamos blogs. Entre em contato e veja tudo o que podemos fazer por sua empresa.