Produto Variável é um tipo de produto que é muito útil quando é necessário agrupar produtos através de um Atributo.

É possível criar n variações para cada produto, cada variação pode ter seu preço, estoque, código, imagem e dimensões diferenciadas. Cada atributo irá gerar variações para cada termo inserido. Se dois ou mais atributos forem definidos para este produto, irá gerar-se produtos com a junção de cada termo dos atributos.

Por exemplo, temos uma loja que vende uma camiseta em diversos tamanhos e cores. Dentro da área administrativa do site, seguimos para o menu Produtos > Atributos.

Tutorial WooCommerce

Criamos os atributos Cor e Tamanho e definimos os Termos em cada atributo. Agora vamos criar o nosso produto variável. Na área de Dados de Produto, selecionamos a opção Produto Variável, alguns campos irão sumir da aba Geral, seguimos para a aba Atributos.

No campo Atributos personalizados do produto, selecionamos o atributo que criamos e clicamos em Adicionar. Repetimos o processo até termos os atributos que desejamos adicionados. Depois do atributo ser adicionado, ele nos oferece a opção de selecionar quais termos se aplicam a este produto. Lembre-se de sempre selecionar as opções Visível na página de produto e Usado para variações. Após inserir os atributos desejados e seus termos, clicamos em Salvar atributos, este processo pode demorar algum tempo, dependendo da quantidade de atributos inseridos.

Agora vamos configurar cada variação, seguimos a aba Variações. Aqui podemos adicionar uma ou várias variações de produtos. Como cada variação tem um estoque diferenciado, clicamos no botão Linkar todas as variações, dessa forma, serão criadas várias variações que poderemos cadastrar detalhes diferentes.

Se as variações não precisarem de estoque, cria-se uma variação clicando em Adicionar Variação, a variação criada não possui termos definidos (no canto esquerdo superior da variação é possível ver quais termos estão selecionados para esta variação, porém neste caso irá aparecer Qualquer [nome do Atributo]).

À partir desta área, podemos cadastrar detalhes de cada variação, no canto esquerdo superior é possível ver qual variação estamos editando.

  • variacoes-produtos-woocommerce-5: clique para abrir a biblioteca de mídia e inserir a imagem da variação.
  • REF: código do produto.
  • Habilitado: selecione para habilitar esta variação.
  • Baixável/Download: selecione se o produto é um arquivo para fazer download.
  • Virtual: selecione se o produto é virtual.
  • Gerenciar estoque: selecione para inserir a quantidade disponível desta variação.
  • Preço: preço padrão dessa variação do produto.
  • Preço de oferta: preço de promoção dessa variação do produto.
  • Quantidade em estoque: insira a quantidade de estoque desta variação. (Apenas quando ‘Gerenciar Estoque?’ ligado)
  • Permitir encomendas: selecione Permitir se a variação pode ser encomendada. (Apenas quando ‘Gerenciar Estoque?’ ligado)
  • Status do estoque: selecione se o produto está com estoque disponível ou não.
  • Peso: insira peso do produto, em kg. Deixe em branco para pegar os valores que foram configurados na aba Entrega. (Oculto quando ‘Virtual’ ligado)
  • Dimensões (CxLxA): insira o Comprimento, Largura e Altura da variação. Deixe em branco para pegar os valores que foram configurados na aba Entrega. (Oculto quando ‘Virtual’ ligado)
  • Classe de entrega: selecione a classe de entrega para este produto. (Oculto quando ‘Virtual’ ligado)
  • Descrição da variação: insira uma descrição personalizada para esta variação.
  • Arquivos para download: área para upload do arquivo do produto baixável, o qual o cliente terá acesso. (Apenas quando ‘baixável/download’ ligado)
  • Limite de download: quantidade de downloads permitidos para o arquivo do produto baixável. (Apenas quando ‘baixável/download’ ligado)
  • Validade do download: número de dias antes de o link de download expirar. (Apenas quando ‘baixável/download’ ligado)

Você também pode adicionar uma imagem para cada variação clicando na caixa de imagem que se encontra do lado esquerdo de cada variação.

Após finalizarmos a inserção do produto, é possível ver no front-end como o produto variável se comporta.

produto-variavel

Respostas de 9

  1. Bom dia, com relação ao produto variável, quando cadastramos um novo produto a referencia é colocada aonde? pois temos o campo de referencia na aba “inventario” e temos em cada variação. Devemos deixar em branco a referencia no campo de estoque e colocar somente nas variações?

    Obrigado

  2. Foi muitíssimo útil esse post para mim. Testei com um produto e consegui fazer tudo direitinho em meu site. Uma função a qual, por mal informação, não achava que o wordpress tinha. Agora sim meu site vai ficar mais limpo. Vou acabar de vez com a monótona função de o cliente ter que aguardar carregar várias páginas para encontrar a cor desejada do produto e, por conta disso, desistir de meu site. Obrigada! Já estou seguindo a Evo no Insta.

Você também pode gostar

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

Seu site é a vitrine digital do seu negócio. Ele é, muitas vezes, o primeiro ponto de contato entre sua marca e um cliente em potencial. Mas, com a mesma rapidez com que as tendências de design e as tecnologias da web evoluem, um site pode se tornar obsoleto. Se você sente que sua presença online não reflete mais a qualidade dos seus produtos ou serviços, talvez seja a hora de uma renovação. Um site desatualizado pode não apenas prejudicar a imagem da sua marca, mas também afetar negativamente suas vendas e o relacionamento com os clientes. A boa notícia é que identificar os sinais de que chegou a hora de investir em um novo site é mais simples do que parece. Vamos explorar os principais indicadores de que sua empresa precisa de um novo site. Você entenderá como uma plataforma moderna e bem estruturada pode transformar sua presença digital, atrair mais clientes e, finalmente, impulsionar o crescimento do seu negócio. 1. O design do seu site está ultrapassado A primeira impressão conta muito. Um design antigo, com layouts sobrecarregados, fontes difíceis de ler e uma paleta de cores datada, transmite uma imagem de amadorismo e falta de cuidado. Os

rebranding - 5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

Sua marca está perdendo relevância no mercado? Os clientes não conseguem mais se conectar com sua proposta de valor? Se você tem notado mudanças no comportamento do consumidor ou queda nas vendas, pode ser hora de considerar um reposicionamento de marca, também conhecido como rebranding. O rebranding é muito mais que uma simples mudança visual. É uma estratégia completa que pode revitalizar sua empresa e reconectá-la com o público-alvo. Neste artigo, você vai descobrir os principais sinais que indicam a necessidade de um reposicionamento, conhecer exemplos inspiradores de marcas famosas que fizeram essa transição com sucesso e aprender como implementar essa estratégia em seu negócio. O que é rebranding ou reposicionamento de marca? Rebranding é o processo de reformulação da identidade de uma marca, que pode envolver mudanças na identidade visual, nome, posicionamento, valores ou até mesmo no modelo de negócio. Essa estratégia vai muito além de criar um novo logotipo ou escolher novas cores. O reposicionamento de marca é uma decisão estratégica que visa: Renovar a percepção do público sobre a empresa Adaptar-se às mudanças do mercado Corrigir problemas de imagem Expandir para novos mercados Acompanhar a evolução dos valores dos consumidores Diferente de um simples redesign, o rebranding