Produto Variável é um tipo de produto que é muito útil quando é necessário agrupar produtos através de um Atributo.

É possível criar n variações para cada produto, cada variação pode ter seu preço, estoque, código, imagem e dimensões diferenciadas. Cada atributo irá gerar variações para cada termo inserido. Se dois ou mais atributos forem definidos para este produto, irá gerar-se produtos com a junção de cada termo dos atributos.

Por exemplo, temos uma loja que vende uma camiseta em diversos tamanhos e cores. Dentro da área administrativa do site, seguimos para o menu Produtos > Atributos.

Tutorial WooCommerce

Criamos os atributos Cor e Tamanho e definimos os Termos em cada atributo. Agora vamos criar o nosso produto variável. Na área de Dados de Produto, selecionamos a opção Produto Variável, alguns campos irão sumir da aba Geral, seguimos para a aba Atributos.

Tutorial WooCommerce

No campo Atributos personalizados do produto, selecionamos o atributo que criamos e clicamos em Adicionar. Repetimos o processo até termos os atributos que desejamos adicionados. Depois do atributo ser adicionado, ele nos oferece a opção de selecionar quais termos se aplicam a este produto. Lembre-se de sempre selecionar as opções Visível na página de produto e Usado para variações. Após inserir os atributos desejados e seus termos, clicamos em Salvar atributos, este processo pode demorar algum tempo, dependendo da quantidade de atributos inseridos.

Tutorial WooCommerce

Agora vamos configurar cada variação, seguimos a aba Variações. Aqui podemos adicionar uma ou várias variações de produtos. Como cada variação tem um estoque diferenciado, clicamos no botão Linkar todas as variações, dessa forma, serão criadas várias variações que poderemos cadastrar detalhes diferentes.

Se as variações não precisarem de estoque, cria-se uma variação clicando em Adicionar Variação, a variação criada não possui termos definidos (no canto esquerdo superior da variação é possível ver quais termos estão selecionados para esta variação, porém neste caso irá aparecer Qualquer [nome do Atributo]).

Tutorial WooCommerce

À partir desta área, podemos cadastrar detalhes de cada variação, no canto esquerdo superior é possível ver qual variação estamos editando.

  • variacoes-produtos-woocommerce-5: clique para abrir a biblioteca de mídia e inserir a imagem da variação.
  • REF: código do produto.
  • Habilitado: selecione para habilitar esta variação.
  • Baixável/Download: selecione se o produto é um arquivo para fazer download.
  • Virtual: selecione se o produto é virtual.
  • Gerenciar estoque: selecione para inserir a quantidade disponível desta variação.
  • Preço: preço padrão dessa variação do produto.
  • Preço de oferta: preço de promoção dessa variação do produto.
  • Quantidade em estoque: insira a quantidade de estoque desta variação. (Apenas quando ‘Gerenciar Estoque?’ ligado)
  • Permitir encomendas: selecione Permitir se a variação pode ser encomendada. (Apenas quando ‘Gerenciar Estoque?’ ligado)
  • Status do estoque: selecione se o produto está com estoque disponível ou não.
  • Peso: insira peso do produto, em kg. Deixe em branco para pegar os valores que foram configurados na aba Entrega. (Oculto quando ‘Virtual’ ligado)
  • Dimensões (CxLxA): insira o Comprimento, Largura e Altura da variação. Deixe em branco para pegar os valores que foram configurados na aba Entrega. (Oculto quando ‘Virtual’ ligado)
  • Classe de entrega: selecione a classe de entrega para este produto. (Oculto quando ‘Virtual’ ligado)
  • Descrição da variação: insira uma descrição personalizada para esta variação.
  • Arquivos para download: área para upload do arquivo do produto baixável, o qual o cliente terá acesso. (Apenas quando ‘baixável/download’ ligado)
  • Limite de download: quantidade de downloads permitidos para o arquivo do produto baixável. (Apenas quando ‘baixável/download’ ligado)
  • Validade do download: número de dias antes de o link de download expirar. (Apenas quando ‘baixável/download’ ligado)

Você também pode adicionar uma imagem para cada variação clicando na caixa de imagem que se encontra do lado esquerdo de cada variação.

Após finalizarmos a inserção do produto, é possível ver no front-end como o produto variável se comporta.

produto-variavel

Respostas de 9

  1. Bom dia, com relação ao produto variável, quando cadastramos um novo produto a referencia é colocada aonde? pois temos o campo de referencia na aba “inventario” e temos em cada variação. Devemos deixar em branco a referencia no campo de estoque e colocar somente nas variações?

    Obrigado

  2. Foi muitíssimo útil esse post para mim. Testei com um produto e consegui fazer tudo direitinho em meu site. Uma função a qual, por mal informação, não achava que o wordpress tinha. Agora sim meu site vai ficar mais limpo. Vou acabar de vez com a monótona função de o cliente ter que aguardar carregar várias páginas para encontrar a cor desejada do produto e, por conta disso, desistir de meu site. Obrigada! Já estou seguindo a Evo no Insta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

A Importância do Design Responsivo para uma Loja Virtual de Sucesso

A Importância do Design Responsivo para uma Loja Virtual de Sucesso

Se você pretende expandir suas vendas online e alcançar mais clientes, ter um site com um design responsivo não é mais uma escolha, mas uma necessidade. Com o aumento do uso de dispositivos móveis para compras e pesquisas online, oferecer uma ótima experiência em qualquer tela pode ser o diferencial que coloca sua loja virtual à frente da concorrência. Neste artigo, discutiremos o que é o design responsivo, seus benefícios e como ele impacta o sucesso de uma loja virtual. Você também encontrará dicas práticas para garantir que seu site esteja otimizado para todos os dispositivos. O que é o Design Responsivo? Design responsivo é uma abordagem de design web que permite que um site se ajuste automaticamente ao tamanho e à resolução de diferentes dispositivos, como desktops, tablets e smartphones. O objetivo é proporcionar uma experiência ideal de navegação, leitura e interação, independentemente da tela usada pelo visitante. Por exemplo, em um site responsivo: O menu de navegação se adapta para ser facilmente acessível em telas menores. Imagens redimensionam proporcionalmente para evitar cortes ou deformações. O texto mantém uma leitura confortável sem necessidade de zoom. Não ter um site responsivo significa perder consumidores potenciais que navegam exclusivamente pelo celular,

Como Importar Imagens e Documentos para o WordPress: Organize seus Arquivos com Facilidade!

Adicionar imagens e documentos ao seu site é essencial para enriquecer seus conteúdos, tornando-os mais atrativos e informativos para os visitantes. No WordPress, você pode importar e gerenciar esses arquivos diretamente pelo painel, garantindo que tudo esteja bem organizado e acessível quando necessário. Seja para ilustrar um post, adicionar um documento para download ou personalizar suas páginas, entender esse processo é fundamental para otimizar seu site e oferecer uma experiência completa aos usuários. Neste tutorial, você aprenderá passo a passo como importar imagens e documentos no WordPress de forma simples e rápida. Assista agora e facilite sua gestão de arquivos!