Em terras cibernéticas, o User Experience (UX) é rei. É ele quem faz com que o usuário decida, de forma bem rápida, quais os sites que merecem a atenção e quais aqueles que serão evitados, dali para frente. E, obviamente, nenhuma empresa quer que o seu site não seja abraçado pelo seu público-alvo.

É necessário, então, saber o que fazer para poder agradar sempre. Por isso separamos as melhores dicas de UX para o seu site. É lógico que você vai ficar ligado para colocar as suas em prática ainda hoje.

O que é User Experience?

Bom, antes de começar a iluminar os caminhos do UX, precisamos entender direitinho o que User Experience significa.

A internet cresceu de forma exponencial nos últimos anos, e foi abraçada por uma gama imensa de usuários, entre profundos conhecedores e quem ainda luta com o mouse. E o UX, traduzido para o português como a Experiência do Usuário ou, ainda, Usabilidade, traduz o seu material para todos que você deseja possam curtir a visita pelos seus domínios digitais.

Algumas dicas de UX para o seu site

Uma frase pode – e deve – nortear os seus esforços: ninguém é obrigado a saber nada. Ela é o seu mantra a fim de proporcionar uma boa experiência para o cliente. Portanto, estude as dicas sem nunca esquecer dos mais diversos tipos de usuários da internet que compõem o seu público-alvo.

1 » Investir na usabilidade

Muitas pessoas se espantam com a facilidade que as crianças de hoje têm para usar dispositivos, como smartphones e tablets. Mas a resposta para esse fenômeno pode ser facilmente explicado através da usabilidade. Ele pode ser entendido como a construção de algo que funcione, não apenas bem, mas de forma intuitiva.

Um exemplo: você tem que fixar um prego na parede e pega um martelo. Olhando para ele você já entende exatamente como ele funciona, sem precisar recorrer a manuais ou afins.

2 » Ter uma ferramenta de pesquisa interna

Com o crescimento da internet, os sites deixaram de ter apenas meia dúzia de páginas estáticas para incluir, às vezes de forma diária, mais e mais conteúdo. Então, achar um determinado artigo ou material pode ser uma tarefa quase impossível.

Por isso, invista numa ferramenta de pesquisa interna e aprenda a usar as tags e palavras-chave para facilitar a ponte entre o público e a marca.

3 » Investir na navegação otimizada

Outra necessidade para quem precisa navegar por um site, é ter uma experiência otimizada. Ou seja: simplifique a navegação o máximo possível. Nada de poluir o visual ou dificultar o acesso à informação. Na dúvida, avalie o número cliques necessários para o usuário chegar aos seus Calls-to-Action. Mais de três cliques? Hora de repensar a estratégia para não deixar esses clientes desistirem de você.

4 » Facilitar a volta para casa

E uma maravilhosa e simples dica pode ser traduzida pela fala de Dorothy, em O Mágico de Oz: “não há lugar como a nossa casa”. Por isso, inclua botões de fácil acesso que permitam ao usuário voltar para a página inicial.

E então, o que achou das nossas dicas de User Experience? Tem mais alguma para dividir conosco? Deixe suas opiniões e informações nos comentários!

Você também pode gostar

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

Seu site é a vitrine digital do seu negócio. Ele é, muitas vezes, o primeiro ponto de contato entre sua marca e um cliente em potencial. Mas, com a mesma rapidez com que as tendências de design e as tecnologias da web evoluem, um site pode se tornar obsoleto. Se você sente que sua presença online não reflete mais a qualidade dos seus produtos ou serviços, talvez seja a hora de uma renovação. Um site desatualizado pode não apenas prejudicar a imagem da sua marca, mas também afetar negativamente suas vendas e o relacionamento com os clientes. A boa notícia é que identificar os sinais de que chegou a hora de investir em um novo site é mais simples do que parece. Vamos explorar os principais indicadores de que sua empresa precisa de um novo site. Você entenderá como uma plataforma moderna e bem estruturada pode transformar sua presença digital, atrair mais clientes e, finalmente, impulsionar o crescimento do seu negócio. 1. O design do seu site está ultrapassado A primeira impressão conta muito. Um design antigo, com layouts sobrecarregados, fontes difíceis de ler e uma paleta de cores datada, transmite uma imagem de amadorismo e falta de cuidado. Os

rebranding - 5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

Sua marca está perdendo relevância no mercado? Os clientes não conseguem mais se conectar com sua proposta de valor? Se você tem notado mudanças no comportamento do consumidor ou queda nas vendas, pode ser hora de considerar um reposicionamento de marca, também conhecido como rebranding. O rebranding é muito mais que uma simples mudança visual. É uma estratégia completa que pode revitalizar sua empresa e reconectá-la com o público-alvo. Neste artigo, você vai descobrir os principais sinais que indicam a necessidade de um reposicionamento, conhecer exemplos inspiradores de marcas famosas que fizeram essa transição com sucesso e aprender como implementar essa estratégia em seu negócio. O que é rebranding ou reposicionamento de marca? Rebranding é o processo de reformulação da identidade de uma marca, que pode envolver mudanças na identidade visual, nome, posicionamento, valores ou até mesmo no modelo de negócio. Essa estratégia vai muito além de criar um novo logotipo ou escolher novas cores. O reposicionamento de marca é uma decisão estratégica que visa: Renovar a percepção do público sobre a empresa Adaptar-se às mudanças do mercado Corrigir problemas de imagem Expandir para novos mercados Acompanhar a evolução dos valores dos consumidores Diferente de um simples redesign, o rebranding