em Sites

Usabilidade na web

Ao acessar um site, o usuário tem a oportunidade de compreender o que determinada empresa oferece através da arquitetura da informação daquela página. O estudo da arquitetura da informação contempla usabilidade, experiência do usuário – ou user experience (UX) – e design de interação. Estes três fatores em harmonia contribuem para o sucesso de um site e da transmissão da informação dele. Assim, quando falamos de usabilidade na web, salientamos o estudo da ergonomia visual dos sites e da interação do usuário com ele, de modo que o usuário consiga navegar sem grandes dificuldades. Necessitando, então, que a linguagem adotada seja adequada e de fácil compreensão, estruturando as páginas de forma que as informações sejam encontradas, sem que estejam escondidas sob inúmeros cliques.

Adotando uma linguagem simples, títulos de links limpos e de fácil acesso, seu site estará mais próximo de ser encontrado pelos mecanismos de busca, resultando em um maior número de visitas. Por isso, é importante que, ao acessar seu site, o usuário compreenda seu negócio e encontre aquilo que está procurando, navegando facilmente por onde deseja.

Confira algumas dicas para melhorar a usabilidade do seu site:

Adote uma linguagem simples e clara: isso facilita para que o maior número de usuários – de diferentes níveis – compreendam seu assunto e encontrem a informação desejada.

Utilize títulos limpos para os links: assim o usuário saberá do que se trata a informação antes de deixar a página para acessar outras.

Estruture o site de uma maneira fácil e navegável: estude e simule diferentes formas de acesso para garantir a melhor navegação para suas páginas.

Projete um conteúdo objetivo com assuntos específicos: isso contribui para o melhor proveito do acesso às páginas isoladas do seu site.

Deixe seu contato em destaque: utilize as áreas nobres do seu site (cabeçalho e rodapé) para dispor de maneira organizada os contatos do seu site.

Agora que você já sabe o que é usabilidade e como utilizá-la ao seu favor, garanta que seu clientes consigam explorar rapidamente suas informações. Facilitar o acesso e permitir interações são essenciais para o aumento da taxa de conversão e do número de clientes satisfeitos. Por isso, crie sites com profissionais que buscam as melhores práticas de arquitetura da informação e fidelize clientes através de uma página agradável de se navegar.

Deixe um Comentário

Comece a envolver o público com a sua marca!

Uma comunicação on-line bem planejada pode ser a chave do sucesso do seu negócio digital! Aprenda a segmentar sua lista de contatos, gerar interações com seus clientes e melhorar suas conversões on-line.

This information will never be shared for third part