em Marketing

Como-se-preparar-para-a-crise-1

O Brasil é um país que de tempos em tempos passa por uma crise grave. Por conta disso, nós aprendemos “na marra” a passar por elas e seguir a vida. Seja por fatores internos ou externos , as dificuldades sempre aparecem. A crise financeira e de confiança que fez com que o ano de 2015 se caracterizasse como um dos piores anos da história recente do país não terminou. E o que fazer, então, para se preparar para a crise de 2016, se é que ela se manterá até lá? Certeza, nós não temos nenhuma, mas temos que nos prevenir, pois se esta situação persistir, não seremos pegos de surpresa. O que fazer, então, para estarmos prevenidos para o próximo ano?

» Reveja sua parte produtiva

Por mais batido que possa parecer, a parte produtiva merece atenção especial por parte de qualquer empreendedor, pois ela faz com que os negócios tenham fôlego para se manterem a longo prazo. Quanto menores e mais apurados forem os processos produtivos, maiores serão as chances da sua empresa não passar por problemas mais sérios.

Quando o empreendimento vai bem ou o mercado está mais aquecido, com a demanda maior que a esperada ou dentro de níveis satisfatórios, é muito comum que a preocupação com o processo produtivo não seja tão lembrada. No entanto, ela deve ser lembrada periodicamente e isso deve fazer parte de qualquer plano estratégico empresarial.

» Ponha ordem na casa

O seu nível de endividamento está alto? Reduza-o! Os seus estoques não giram tanto quanto seus planos identificaram que poderiam em 2015? Altere sua política de preços e de vendas! Procure sempre fazer algo distinto se você quiser resultados diferentes. Você já parou por 5 minutos durante este ano para se fazer uma simples pergunta: Como anda minha empresa? Se ainda não parou, saiba que já passou da hora de fazer isso e tomar atitudes para que seu negócio perdure e resista a qualquer crise.

Reveja contratos com fornecedores, entre em contato com clientes para estreitar os laços, procure estimular seus funcionários com premiações e eventos durante o fim do ano. Faça com que o seu negócio ganhe uma cara nova ou pelo menos, mostre para todos que a mudança está sendo buscada a todo instante.

» Procure saber como estão seus concorrentes

A crise não bateu apenas à sua porta, mas é provável que na dos seus concorrentes também. Não lamente por ter perdido clientes, pois se as perdas forem menores que a média do mercado, não há problema. O que não pode acontecer é você perder seus compradores para os seus oponentes.

A hora de criar diferenciais para seus produtos ou serviços é agora, pois com uma diminuição do ritmo de vendas, sobra mais tempo para organizar todos os processos internos e identificar algo que a correria do dia-a-dia não nos permite fazer.

» Busque novas formas de aparecer e de negociar

Se o seu negócio vive de vendas, procure por clientes de maneira incessante. Chame-os direta ou indiretamente. Converse diretamente com eles ou por meio da propaganda. Afinal de contas, quem não aparece não é lembrado. Uma boa divulgação do seu produto, nos canais corretos, pode fazer com que o seu cliente identifique o valor do seu negócio neste momento.

O marketing digital é uma ferramenta atual, inovadora e que traz bons resultados, pois busca seus clientes nos momentos em que eles estão mais relaxados, ou seja, enquanto estão navegando pelas redes sociais ou realizando pesquisas online. Já pensou nisso ou já identificou os resultados que podem ser obtidos com a divulgação por meio desta ferramenta? Ainda não? Pois, comece a pensar!

» Faça novas parceiros

Se você não sabe exatamente como a crise está afetando o mercado em que você está inserido, que tal buscar essas informações e, de quebra, conseguir angariar mais contatos profissionais ou potenciais parceiros de negócio?

Vá a feiras e exposições ligadas ao seu setor de atividade. Elas se apresentam como uma espécie de termômetro para avaliar o quanto a crise está afetando seus concorrentes, pois eles estarão lá para fazer exatamente a mesma coisa.

Se for o caso, una-se a eles e, por meio de parcerias, tente algo novo, mesmo que isso faça com que você perca um pouco de mercado por causa do compartilhamento de clientes. Lembre-se que é melhor você continuar em um mercado com uma redução de compradores do que ser forçado a sair dele pela falta total de demanda pelos seus produtos ou serviços.

Como-se-preparar-para-a-crise-2

» Reduza o tamanho e o ritmo do seu negócio, se necessário

Reduzir o tamanho do seu negócio ou até a quantidade de funcionários não é necessariamente um sinal de problema. Se o cenário não é o mais favorável, converse com seus empregados, pois é muito melhor que eles mantenham um emprego em uma jornada reduzida do que percam definitivamente a posição.

O mesmo acontece com seus procedimentos de gestão. Se algo não está dando certo, pense menor. Faça o possível e, futuramente, você poderá fazer o que deseja. Não tente dar um passo maior do que a perna, pois pouca lucratividade é melhor que nenhuma ou, pior ainda, portas fechadas.

» Inove e seja criativo

Muitas empresas têm crescido em época de crise. A dificuldade gera o raciocínio de sobrevivência e ele está intimamente ligado à criatividade. Os maiores inventos são resultado de uma necessidade. Portanto, incentive seus funcionários e ouça-os, pois provavelmente as melhores respostas para alguns dos projetos mais rentáveis de uma empresa, estão nas cabeças deles.

Ideias simples, mas que trazem economia e praticidade nas operações são pensadas constantemente por eles. Há casos em que os funcionários operacionais identificaram que o frete de um porto mais distante seria mais conveniente do que daqueles mais próximo para algumas matérias-primas, pois o procedimento de desembaraço e o próprio do valor do transporte até este ponto mais distante eram mais rápidos e baratos.

Apenas os funcionários, que lidam com isso no dia-a-dia, podem ter este tipo de ideia e elas precisam incentivadas. Crie prêmios que motivem a inovação e a criatividade por parte dos seus empregados. Eles farão o seu negócio crescer e desenvolver. E quem não quer isso?

Se você está com dificuldades para manter o seu negócio com rentabilidade satisfatória, saiba que você não é o único e que esta situação tem afetado a todos. Mas a crise de 2016 é algo que pode ser evitado. Pelo menos, se você fizer a sua parte, terá mais chances de se destacar no mercado e não simplesmente reclamar se os negócios não andarem bem. O que achou do post? Deixe um comentário com sua opinião!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

A-importância-da-buyer-persona

Comece a envolver o público com a sua marca!

Uma comunicação on-line bem planejada pode ser a chave do sucesso do seu negócio digital! Aprenda a segmentar sua lista de contatos, gerar interações com seus clientes e melhorar suas conversões on-line.

This information will never be shared for third part