Dicas de como aumentar as vendas

O termo promoção é entendido pela maioria dos consumidores como uma ação de ofertas e descontos. Entretanto, para o marketing, promoção é muito mais que isso. Trata-se de uma ação de vendas que considera diversas táticas, sendo que o desconto é apenas uma delas. Aprenda algumas dicas de como aumentar as vendas conosco!

Segundo uma pesquisa da NewStyle, 85% dos brasileiros afirmam que buscam algum tipo de vantagem no momento da compra. Esse número é uma grande prova de que o brasileiro adora uma promoção e essa estratégia pode sim aumentar suas vendas.

Mas lembre-se sempre. Uma promoção não deve trazer prejuízos a empresa. O valor dos descontos e benefícios dados aos clientes e as despesas com divulgação precisam ser calculador para que se alcance um resultado positivo. E a melhor maneira de fazer isso é através de um planejamento.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer antes de qualquer tipo de promoção é desenvolver um planejamento. Nele devem estar previstos as despesas, todos os objetivos e etapas da promoção, além de uma descrição completa de como ela irá funcionar.

Dicas de como aumentar as vendas

Dicas de como aumentar as vendas - Evonline

» Planejamento

Uma promoção efetiva e de bons resultados começa com um planejamento. E o primeiro passo é definir os objetivos da promoção, que podem ser:

– Aumentar o volume de vendas
– Promover um novo produto
– Conquistar novos clientes
– Diminuir o tamanho do estoque

Começo, meio e fim

Toda promoção precisa de uma data para terminar, e ela não pode ser muito longa. Lembre-se que o objetivo é gerar urgência na compra, por isso, o consumidor não pode ter muito tempo para pensar.

Defina os produtos

Claro que essa escolha não deve ser aleatória. Pense no seu objetivo antes de decidir. Pode ser o produto com estoque alto ou aquele que você conseguiu uma negociação especial. Em promoções de desconto, o ideal é elencar os produtos com melhor margem para que você não comprometa demais sua lucratividade.

Estabeleça as regras

É importante que elas sejam bastante claras, escritas de maneira que o público leigo compreenda perfeitamente do que se trata. Em alguns casos, vale a pena pedir para um advogado desenvolver um regulamento que possa ser consultado caso haja alguma reclamação por parte dos clientes.

» Dicas de como aumentar as vendas: Tipos de Promoção

Existem diversas maneiras de realizar uma promoção. A escolha deve ser feita com base no seu planejamento. Confira algumas sugestões de promoção e veja qual é a mais interessante para sua empresa:

Oferta relâmpago

Seu principal apelo é criar um caráter de urgência, estimulando a compra do produto. Esse tipo de promoção consiste em selecionar um ou mais produtos e diminuir os preços por um curto período de tempo. É importante não realizá-la com frequência para não banalizar essa ação.

Queima de estoque

É uma boa opção para varejistas que trabalham com produtos de coleções e vestuário principalmente. O objetivo é eliminar o estoque que restou para dar lugar aos novos itens. É um tipo de promoção bem popularizada por lojas virtuais e que costuma ter bastante aderência por parte dos consumidores.

Cupom de desconto

A técnica do cupom de desconto é bem versátil e pode ser empregada em diversas situações como em datas comemorativas ou como um apelo para o cliente de e-commerce que não concluiu uma compra. Só não esqueça de definir regras como a validade do cupom e quais itens ele contempla.

Desconto na primeira compra

Essa é uma excelente estratégia para criar novos consumidores. O desconto vai incentivá-lo a conhecer a loja e, em muitos casos, torna-se um cliente fiel. O valor pode ser uma porcentagem sobre o preço do produto ou até mesmo um valor fixo como “ganhe R$ 10,00 na primeira compra”.

Sorteio

Esse é um dos tipos de promoção que o consumidor mais gosta. Pode ser aplicado em datas comemorativas, como o Dia das Mães, por exemplo. Entretanto, a mecânica do sorteio precisa ser bem detalhada e um regulamento é indispensável. Além disso, é necessária uma liberação da Caixa Econômica Federal, que tem um custo e costuma levar algumas semanas para ser expedida.

Esses são apenas algumas dicas de como aumentar as vendas utilizando promoções . Ainda é possível fazer promoções como: indique um amigo, frete grátis, brindes, concurso cultural etc. Você precisa analisar bem o objetivo para escolher bem.

Precisa de uma ajuda para elaborar uma boa estratégia? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar.

Você também pode gostar

7 estratégias de marketing para negócios locais que funcionam

7 estratégias de marketing para negócios locais que funcionam

Você já sentiu que o seu negócio é o segredo mais bem guardado da cidade? Aquele restaurante incrível que ninguém conhece ou a loja de roupas com peças únicas, mas que vive vazia? Se a resposta for sim, o problema provavelmente não está no seu produto ou serviço, mas sim em como as pessoas da sua região (não) o encontram. O marketing para negócios locais é um jogo diferente. Não se trata de alcançar milhões de pessoas em todo o mundo, mas de conquistar a atenção e a confiança de quem mora, trabalha ou passa perto da sua porta. É sobre ser a escolha óbvia quando alguém digita “padaria perto de mim” ou “encanador no bairro [X]”. Para muitos empreendedores, a ideia de investir em marketing digital parece algo complexo, caro e reservado apenas para grandes corporações. A boa notícia é que o cenário local nivela o campo de jogo. Com as táticas certas, uma pequena empresa pode superar grandes concorrentes na disputa pela atenção da vizinhança. Neste guia, vamos explorar sete estratégias práticas e acessíveis para colocar o seu negócio no mapa — literalmente e figurativamente. Vamos transformar tráfego em visitas e vizinhos em clientes fiéis. 1. Domine o

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

Seu site é a vitrine digital do seu negócio. Ele é, muitas vezes, o primeiro ponto de contato entre sua marca e um cliente em potencial. Mas, com a mesma rapidez com que as tendências de design e as tecnologias da web evoluem, um site pode se tornar obsoleto. Se você sente que sua presença online não reflete mais a qualidade dos seus produtos ou serviços, talvez seja a hora de uma renovação. Um site desatualizado pode não apenas prejudicar a imagem da sua marca, mas também afetar negativamente suas vendas e o relacionamento com os clientes. A boa notícia é que identificar os sinais de que chegou a hora de investir em um novo site é mais simples do que parece. Vamos explorar os principais indicadores de que sua empresa precisa de um novo site. Você entenderá como uma plataforma moderna e bem estruturada pode transformar sua presença digital, atrair mais clientes e, finalmente, impulsionar o crescimento do seu negócio. 1. O design do seu site está ultrapassado A primeira impressão conta muito. Um design antigo, com layouts sobrecarregados, fontes difíceis de ler e uma paleta de cores datada, transmite uma imagem de amadorismo e falta de cuidado. Os