Se a sua empresa ainda não está no momento de realizar grandes investimentos em serviços de marketing, é fundamental ter, pelo menos, alguns serviços básicos para não cair no esquecimento.

Sabe o que existe em comum entre a menor das empresas e a maior delas? As duas precisam de serviços de marketing para sobreviver no mercado. Divulgar os produtos ou serviços é fundamental para qualquer empresa de qualquer área e de qualquer tamanho.

Serviços de marketing

Mas aí vem aquela dúvida: quais são os serviços de marketing mais importantes e que não podem faltar para sua empresa? Fizemos uma lista, destacando a importância de cada um deles, veja só:

» Logotipo

Com toda a certeza, logotipo é um dos serviços de marketing mais básico de todos e que sua empresa precisa investir. Se você está abrindo seu negócio agora, comece pelo logotipo. Se sua empresa já possui uma marca, mas ela não foi muito bem elaborada e nem foi feita por um profissional especializado, pode ser o caso de solicitar uma nova, mesmo que ele preserve algumas características da marca que já existe.

» Planejamento estratégico

Um dos maiores erros quando o assunto é marketing é: não ter um planejamento de ações em longo prazo. Muitas empresas pensam apenas em resolver o presente e acabam não se preparando para situações que possam acontecer em um futuro próximo. Essa falta de planejamento pode causar algumas frustrações e a impressão de que marketing não funciona. Por isso, é importante traçar um planejamento estratégico de 12 meses (no mínimo). Nele deve constar objetivos claros e as ferramentas de marketing que serão empregadas nesse período.

» Site

Toda empresa precisa de um site para chamar de seu. Depois do logotipo, ele é o item mais importante dessa lista. A maioria dos seus clientes, em algum momento, vai querer acessar o site da empresa, mesmo que seja por curiosidade. E se não tiver um, você vai perder alguns pontos com o cliente. Aproveite o site para colocar algumas informações sobre seu negócio. O site deve apresentar sua empresa para um suposto cliente que não sabe nada sobre ela, ou seja, deve ser completo e direto ao mesmo tempo.

Precisa de serviço de criação de site?

» Mídias sociais

Esse é um dos serviços de marketing que traz um retorno tão bom que é muito importante que você use ela a favor do seu negócio. Com um baixo investimento, é possível atingir um grande público altamente segmentado. Mas é importante fazer um trabalho profissional para causar uma boa impressão aos clientes. Gerenciar uma página empresarial de Facebook, por exemplo, exige alguns cuidados específicos de relacionamento. É preciso adotar alguns procedimentos padrões e ter uma postura estritamente profissional (e não pessoal) no tratamento com os fãs da página.

Facebook para empresas: 6 dicas importantes

» Blog

O blog entra nessa lista porque ele é um dos serviços de marketing que fideliza e aproxima o público da sua marca. As pessoas estão um pouco saturadas de propaganda convencional e preferem consumir um texto sobre algum assunto interessante a ver um anúncio tradicional. Além disso, o blog empresarial colabora para que seu site conquiste mais acessos, uma vez que esses textos são uma isca para os internautas acessarem a página da sua empresa.

» E-mail Marketing

Outra ferramenta de baixo investimento e que pode trazer bons resultados quando utilizada corretamente. Para sua empresa explorar o e-mail marketing, é necessário que ela tenha um mailing, ou seja, uma lista com o e-mail de clientes e potenciais clientes. Quanto maior e mais confiável for essa lista, melhores serão os resultados. A estratégia para disparo dos e-mails marketing deve ser pensada caso a caso. Nessa estratégia será definido o tipo de abordagem, os assuntos dos e-mails e a frequência com que eles serão enviados.

» Papelaria

Papelaria é o enxoval de materiais impressos e personalizados com a marca da sua empresa. Entre eles estão: cartão de visita, envelope, papel timbrado e pasta comercial. O principal objetivo desses materiais é transmitir uma ideia de profissionalismo e seriedade para atuação da sua empresa. A vantagem é que esses itens possuem o valor de produção relativamente baixo.

Se você acha importante e quer investir em marketing, mas não sabia por onde começar, agora já sabe. Claro, essa lista não é uma regra e, dependendo das características do seu negócio, seja necessário substituir um item por outro. O importante é contratar serviços de marketing e gerar resultado para a sua empresa.

Precisa de ajuda com algum destes serviços de marketing ? Entre em contato conosco.