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Para que uma campanha seja completa é necessário ir além dos procedimentos de execução e investimento. Mais do que isso, é necessário ter atenção especial ao desempenho de cada etapa do processo, além da análise final de resultados, ou seja, é preciso controlar o processo.

Sendo assim, torna-se válido apresentar informações relevantes sobre quais métricas podem ser utilizadas, como estabelecer metas e trabalhar com indicadores, além de apontar para recursos que podem fazer toda a diferença no acompanhamento de uma campanha.

Confira no presente artigo como é possível otimizar sua campanha de marketing digital através de ações que visam garantir um maior controle sobre o processo.

O que são indicadores, métricas e metas no marketing digital

Um indicador é uma forma de representar algo. Com ele é possível avaliar o andamento das campanhas de modo a realizar eventuais mudanças necessárias para alcançar melhores resultados.

Métricas são ferramentas que oferecem indicadores matemáticos capazes de informar de maneira exata os resultados de uma dada ação, ou seja, são números que permitem ao analista ter referências para a avaliação das ações realizadas em sua campanha de marketing digital.

A métrica nada mais é do que uma informação exata pertinente ao analista.

Meta é aquilo que se pretende alcançar dentro de determinado período de tempo. É um conceito mais intuitivo, entretanto, que acaba gerando certas dúvidas. Por exemplo: “Como determinar o tempo que deve durar uma campanha?” Ou então: “Como determinar uma meta no início de um trabalho?”. Estas são questões que exigem um pouco mais de esforço para serem determinadas com precisão.

Faça seu planejamento

Antes de iniciar qualquer procedimento, é importante fazer um planejamento detalhado. Assim, é possível obter elementos para analisar a performance global, além de aspectos específicos da campanha.

Esse planejamento começa com a escolha do objetivo principal da empresa a curto prazo. A partir dessa definição, é possível escolher a métrica que mais atende a ele. Isso é importante, pois existem diversos tipos de indicadores que permitem análise e mensuração, e o que os difere entre si é justamente o objetivo final que cada um se propõe a atingir.

Com o objetivo em mente, é hora de definir suas metas gerais de campanha, considerando número total de visitantes, leads, leads qualificados, oportunidades e vendas pretendidas através do investimento disponível.

Por fim, defina as métricas de acompanhamento para cada canal e mãos à obra.

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Como avaliar: saiba qual métrica utilizar a partir de seus objetivos

Para que sua empresa obtenha melhores resultados, é preciso saber qual métrica ela deve monitorar. Sendo assim, escolha a sua a partir do objetivo definido e não perca tempo. As métricas podem ser destinadas a obter:

1 » Maior visibilidade

Quando você busca uma maior audiência, opte por métricas que analisem o alcance. Com elas você pode medir o alcance orgânico, ou seja, gratuito, e patrocinado das visitas que recebe em sua página.

2 » Investimento controlado

Ganhar seguidores em redes sociais pode ser o caminho para empresas que queiram divulgar seus produtos e serviços com campanhas de marketing que tenham orçamentos controlados. Para este caso, indicamos trabalhar com alcance pago, usando métricas para controlar os gastos da campanha.

3 » Maior alcance orgânico

Se a regra da sua empresa for não investir para não desperdiçar, nossa sugestão é trabalhar com perfis nas redes sociais e usar a própria rede como métrica para os resultados de sua campanha. Número de curtidas, quantidade de assinantes, seguidores, entre outros elementos, podem dar uma dimensão interessante de seu desempenho em ambiente online.

4 » Causar impacto

Quando a ideia é gerar buzz com compartilhamentos ou comentários, é preciso medir as interações que a página tem. Assim, use a métrica do engajamento.

5 » Análise de conteúdo

Use a taxa de rejeição para saber se seu conteúdo está sendo bem aceito em ambiente online. Com essa métrica é possível determinar a quantidade de pessoas que ocultaram o post, marcaram a publicação como spam ou deixaram de seguir a página. Assim é possível repensar a campanha e dar aos seguidores o conteúdo que lhes interessa.

Ferramentas

Definidos os objetivos e conhecidas as métricas que devem ser usadas, chega a hora de escolher as ferramentas certas para medir sua atuação no mundo digital. Pensando na análise de redes sociais é possível ter grande precisão nesse processo, além de ganhar tempo usando ferramentas gratuitas como o Hootsuite, o Buffer e o MarketMeSuite, que servem para ajudar os profissionais que atuam em marketing digital a realizarem o devido acompanhamento da reação dos usuários, além de auxiliar no agendamento de postagens em diferentes horários. Um diferencial dessas ferramentas é que elas oferecem acesso facilitado às métricas de todas as redes, além da elaboração de relatórios automatizados.

Se sua intenção for realizar uma análise ainda mais completa, pensando em sites e outras plataformas, recomendamos o uso de KPI’s, (Key Performance Indicator) ou, em português, indicadores chave de desempenho, que são indicadores capazes de medir qualquer tipo de questão dentro de uma empresa, utilizados para aferir o desempenho dos processos.

Assim, você pode, por exemplo, usar o CPI (Cost Performance Index) e o ROI (Return of Investiment) para medir o retorno obtido em um determinado projeto, o que permite ao gestor avaliar se os resultados planejados conseguiram obter o êxito esperado.

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A importância das métricas dentro de uma campanha completa e organizada

Sem parâmetros de referência para aferir os resultados, nenhum investidor tem como saber se suas ideias e esforço estão surtindo o efeito desejado ou não. Sendo assim, é fundamental saber medir os resultados de modo a ter elementos que garantam por A + B a viabilidade do investimento que tem sido feito. Desta maneira, trabalhar com métricas torna-se vital para o sucesso de um empreendimento.

Métricas, metas e indicadores: porque eles são tão importantes?

Porque permitem um grau maior de confiabilidade por tratarem de números. Eles oferecem a informação adequada para investidores trabalharem com estratégias capazes de aumentar a produtividade, atingindo metas e conferindo resultados. Tudo isso a partir de ferramentas capazes de analisar cada etapa do empreendimento, de maneira prática e eficiente.

E você, como analisa sua gestão? Ainda tem dúvidas sobre o trabalho com métricas? Mande sua pergunta!

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