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Como calcular o ROI no marketing digital

O ROI é uma métrica do marketing digital, chamada de retorno sobre o investimento. Através dele você consegue analisar o que está funcionando em sua empresa e o que deve ser mudado.

Quando falamos de marketing digital, envolve o quanto seus investimentos impactam positiva ou negativamente nos lucros da empresa. Assim, é possível definir se é necessário aumentar o orçamento para alguma das estratégias utilizadas ou deixá-las de lado.

Então, podemos afirmar que o ROI é um indicativo muito importante na tomada de decisões. Entenda agora como calculá-lo e usá-lo no marketing digital.

Como calcular ROI no marketing digital

O cálculo do ROI não tem grandes segredos. É uma fórmula matemática bastante simples:

((Ganhos obtidos – custo com estratégias de marketing digital)/ custo com estratégias de marketing digital) x 100 = ROI do marketing digital

Por exemplo, supondo que sua receita de vendas no mês de fevereiro foi de R$ 1 mil e seu custo de marketing foi de R$ 450. Seu ROI neste mês foi:

((1000 – 450)/450) x 100= 122 %

O ideal é fazer o cálculo geral e o de cada estratégia utilizada, pois assim você entenderá se deve ou não continuar a aplicar. No resultado amplo, pode obter algo positivo, mas na análise individual de técnicas de marketing pode encontrar uma que não está tão interessante e dá pouco retorno.

Como usar o ROI nas estratégias de marketing

Calcular o retorno sobre o investimento é a parte mais fácil. Em seguida, é preciso entender o que o número representa nos lucros da sua empresa. Por isso, é importante utilizá-lo em todas as suas estratégias.

Calcule individualmente o ROI obtido com marketing de conteúdo, e-mail marketing, anúncios e qualquer outra estratégia feita no meio online. Com os resultados em mãos, é hora de analisar.

Analise de onde vem o maior retorno

A porcentagem do ROI irá indicar qual das suas estratégias teve o maior retorno dos investimentos em marketing. Por exemplo, se investiu em marketing de conteúdo e anúncios, e os resultados foram 300% e 150%, você obteve mais sucesso com as estratégias de conteúdo.

Para o mês seguinte, pode ser interessante direcionar mais investimentos nesta estratégia e menos para os anúncios.

Veja onde pode melhorar

Nem sempre o ROI abaixo de 100% indica que você deve abandonar uma estratégia. Pode ser um sinal de que precisam ser melhor trabalhadas. Para evitar perdas financeiras, vale diminuir o valor investido e focar na qualidade.

Assim é possível observar se o problema foi a abordagem utilizada ou se aquilo realmente não funciona para sua empresa. Você vai melhorando aos poucos e sabe no que precisa mudar.

Abandone estratégias que não deram resultado

Passou um, dois, três meses e uma das estratégias escolhidas continua dando resultados muito baixos ou negativos? É o momento de deixá-la para trás e escolher outra na qual se focar.

Mais do que mostrar o resultado do mês, o ROI permite uma comparação com o que foi feito nos meses anteriores e se vale a pena continuar – ou não – insistindo nesta tática.

Percebeu o quanto o ROI é importante para suas estratégias de marketing digital? Agora que já sabe como calcular, lembre-se de contar também com uma marketing digital agência para acertar nas técnicas e obter o retorno desejado.

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