Como-aumentar-o-tráfego-da-sua-loja-virtual-1

O objetivo de qualquer e-commerce é vender, certo? Bom, a constatação é bastante óbvia. Acontece que, antes disso, não podemos nos esquecer do longo caminho que um cliente faz até finalmente concluir uma compra com sua loja. Sim, é preciso lembrar do funil de vendas, e tratar o prospect adequadamente em cada etapa do processo. Para isso, sugerimos o uso de uma série de ferramentas, métricas e indicadores para realizar ações efetivas para garantir a satisfação e fidelização de seus clientes.

O primeiro ponto a ser observado é a melhoria do tráfego nas landing pages e em todo o e-commerce, afinal de contas, mais acessos podem significar mais vendas, não é verdade? Além disso, é preciso garantir a qualidade desse tráfego para facilitar o processo de conversão. Para ajudá-lo nesse ponto, resolvemos abordar algumas dicas importantes para você aumentar o tráfego da sua loja virtual e, também, a qualidade. Vamos conferir?

» Definição das métricas e dos KPIs

Vamos começar pelo começo. Não há como melhorar o tráfego da sua loja virtual se você nem ao menos sabe como está a situação atual. Por isso, é fundamental definir com clareza quais serão as métricas e os KPIs (Key Perfomance Indicators ou Indicadores-chave de Performance) que você irá avaliar e acompanhar para definir o curso das ações que serão necessárias para melhorar o quadro.

Exemplos de KPIs e métricas importantes são as taxas de conversão, page views (páginas acessadas por visita), taxa de abandono do carrinho, tráfego da loja, dentre muitas outras. Conhecer e acompanhar esses indicadores é, portanto, o primeiro passo para o sucesso!

» SEO para Lojas Virtuais

Para aumentar o tráfego do site, é preciso garantir que ele seja encontrado, certo? As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para lojas virtuais podem ser muito úteis para esse propósito. Basicamente, essas técnicas garantem a otimização e o posicionamento da sua loja nos sistemas de buscas, através da utilização de tags apropriadas e URLs exclusivas.

Uma estratégia muito utilizada pelas empresas para melhorar o seu posicionamento é o marketing de conteúdo, ou seja, a elaboração de conteúdo exclusivo e de qualidade em um blog ou no próprio site da empresa para educar os consumidores. Vale lembrar que, se utilizar essa estratégia, é fundamental criar um conteúdo original, uma vez que os próprios mecanismos e algoritmos dos sistemas de buscas podem identificar cópias, jogando o seu site para o final da lista de procura.

» Usabilidade do e-commerce

O layout de uma página, bem como melhorias na experiência de navegação, também podem causar um impacto significativo no tráfego da sua loja virtual. Pois, quando um consumidor se depara com um ambiente agradável, é mais fácil que ele recomende a sua empresa ou se sinta à vontade para continuar navegando e concluir a sua compra.

Nesse aspecto, os testes A/B podem ser muito uteis, uma vez que permitem que você ajuste todos os detalhes do site, desde a cor dos botões de call to action (chamada para ação), até o posicionamento das imagens. Esses testes são feitos através da realização de pequenas mudanças no site e do acompanhamento do resultado dessas mudanças, aplicando-as sempre que surtirem bons efeitos.

Como-aumentar-o-tráfego-da-sua-loja-virtual-2

» Redes sociais e lojas virtuais

Quem está fora das redes sociais perde uma grande oportunidade de interagir com o público e, consequentemente, aumentar o tráfego da loja virtual. Atualmente, a sinergia criada entre redes sociais e e-commerce é tamanha, que muitas empresas lançam promoções exclusivas para seus seguidores em páginas no Facebook, Instagram, dentre outras.

As redes sociais permitem não só a divulgação de produtos, promoções e descontos, como também é uma forma de engajar o público através da elaboração de conteúdos relevantes e que falem a língua do público-alvo. A integração também pode ser benéfica, principalmente quando a empresa acompanha e responde apropriadamente os seus seguidores.

Uma reclamação que seria feita de qualquer forma na página pessoal do cliente, por exemplo, pode ser revertida em satisfação apenas com as palavras certas!

Pronto para aprimorar o tráfego do seu site? Acompanhe mais dicas em nosso blog!