Criação de logo: conheça o significado de 8 logotipos famosos

A criação de logo é uma das primeiras coisas que uma empresa deve fazer. Afinal, é a partir dela que surgirão todas as derivações como: identidade visual da loja, cartão de visita, criação de site etc. Mas a marca é tão importante assim? Claro que é. O logotipo é a personificação do seu negócio, ela retrata, de maneira concisa, qual é a filosofia e o posicionamento da empresa.

Veja mais sobre porque investir em design.

Em resumo, ao ver o logotipo da sua empresa, o consumidor precisa entender o que ela é e ao que ela se propõe. Para isso, tudo deve ser considerado: cores, formas, tipografias e significados, alguns mais explícitos e outros nem tanto – pelo menos para o nosso consciente.

 

Para você entrar no clima e descobrir tudo o que precisa para a criação de logo, separamos oito marcas famosas que escondem algum significado. São elas:

Adidas |Vaio | Amazon | Toblerone | Audi | Fedex | Carrefour | Continental

» 1. Adidas

Adidas é uma empresa que vende, basicamente, roupas e acessórios para esportistas. Dessa maneira, os três retângulos inclinados que formam o seu logotipo estão ali para representar obstáculos pelos quais todo atleta passa para alcançar seus objetivos.

» 2. Vaio

A primeira vista, o logotipo da Vaio – divisão de laptops da Sony – parece ser apenas um trabalho tipográfico, com letras estilizadas que formam a palavra “vaio”. Mas essa tipografia bem desenhada carrega um significado oculto. Perceba que o símbolo de analógico (~) surge da união das duas primeiras letras. Enquanto isso, as duas últimas letras acabam por formar um sistema binário (1 e 0) que está relacionando ao modo de operação dos sistemas de computador.

» 3. Amazon

Uma das primeiras coisas que percebemos ao ver o logotipo da Amazon é uma seta laranja que pode ser entendida como um sorriso. E sem dúvida esse efeito é proposital. Mas um outro significado, não tão explícito, é que essa mesma seta parte da letra A e aponta para a letra Z, representando que no site da Amazon é possível encontrar todos os tipos de produtos, de A a Z.

» 4. Toblerone

Além de um significado oculto em seu logotipo, o chocolate também apresenta um significado escondido em seu nome. Da palavra Toblerone é possível extrair o nome Bern, nome da cidade da Suíça onde nasceu a empresa. Já o desenho do logotipo é uma montanha onde percebemos um urso, que também está presente no brasão da cidade. O animal sempre é visto nas montanhas que ficam no território de Bern.

» 5. Audi

Não há quem não veja esses quatro aros e não lembre imediatamente da marca de carros alemã. É possível entender isso como uma referência as quatro rodas de um veículo. Mas outro significado – bem mais oculto – é que cada aro representa uma das quatro empresas que deram origem a Audi, em 1932, sendo elas: DKW, Horch, Wanderer e a própria Audi.

» 6. Fedex

A maior empresa de entregas dos Estados Unidos traz em seu logotipo uma seta apontando para frente – entre as letras E e X – representando que a Fedex não para.

» 7. Carrefour

Na França (país de origem da empresa), carrefour significa cruzamento. A primeira loja da rede ficava em um cruzamento de ruas, daí o nome. A marca é vermelha, azul e branca em referência ao seu país (saiba mais sobre harmonia das cores). Mas o mais legal dessa marca é que ela “esconde” uma letra C. Repare que a parte branca entre as setas vermelha e azul formam a letra inicial do nome da empresa.

» 8. Continental

Essa empresa é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo. E para representar isso, resolveu utilizar as letras do próprio nome para fazer um pneu estilizado. Repare que a letra C representa o pneu enquanto a letra O é a roda. Uma solução simples, mas extremamente eficiente.

Deu para perceber que a criação de logo é algo que precisa ser muito bem pensado e elaborado para que se chegue a um bom resultado. Por isso, na hora de criar a marca da sua empresa, contrate uma empresa séria. A Evonline tem uma equipe de designers experientes em criação de logo.

Leia mais sobre logotipos: 4 dicas para criar um ótimo logotipo.

Equipe Evonline: Bem-vindo ao nosso blog. Nossa missão é oferecer soluções inteligentes de Marketing fortalecendo o posicionamento e a imagem empresarial.
Posts relacionados