Reels: guia completo - Evonline

Reels: guia completo - EvonlineO Instagram se tornou uma ferramenta de vendas eficiente para atingir diferentes públicos. No começo, quando a rede social foi criada, a ideia era fazer apenas postagens de fotos no feed. Depois, outros recursos foram implementados, como stories de até 15 segundos (inspirados no SnapChat).

Quanto mais novidades o Instagram trazia, mais atraia o público jovem e as empresas. Hoje, no perfil profissional, há espaço até para uma vitrine de produtos. No entanto, o objetivo é falar sobre os Reels, recurso mais recente, criado para competir com o famoso TikTok, para valorizar os vídeos curtos postados.

Leia Mais:

> O que é pixel no marketing digital?

> Do que o algoritmo gosta? Saiba como usá-lo a favor da sua empresa

O que é o Reels?

O Reels é uma ferramenta do Instagram criada para competir com o TikTok. Mark Zuckerberg, dono da plataforma, enxergou a possibilidade de incluir várias funções em um único aplicativo. Com o Reels é possível gravar vídeos curtos, de 15 a 30 segundos, com diferentes efeitos e até mesmo músicas.

Qual a diferença para o TikTok?

A principal diferença é que o Reels é um recurso do aplicativo Instagram, já o TikTok, é um app desenvolvido com a função de gravar vídeos na posição vertical e contar uma breve história. No entanto, outras diferenças já são observadas.

No TikTok os vídeos podem ser mais longos, o aplicativo já aceita gravações com até 3 minutos de duração. Além disso, há a possibilidade de “costurar” (fazer um dueto) e subir áudios do seu aparelho.

No Reels o tempo máximo é de 30 segundos e você precisa subir um vídeo pronto ou usar os recursos ali disponíveis, ainda assim, é uma ferramenta útil no Instagram.

Como fazer um Reels?

Fazer um Reels não tem muito segredo e tudo o que você vai precisar é de um celular com câmera. O passo a passo se resume em:

  1. Abra o Instagram;
  2. Clique no “+” localizado no canto superior direito da tela;
  3. Selecione o recurso “Reels”;
  4. Defina se vai usar a câmera frontal ou traseira;
  5. Programe o tempo para 15 ou 30 segundos;
  6. Selecione a velocidade de reprodução (de 1x até 5x);
  7. Aplique os efeitos desejados e escolha um áudio ou música;
  8. Clique no botão branco no centro da tela e grave o vídeo.

Depois da gravação ainda é possível inserir legendas, mas, caso deseje, você pode gravar, editar e subir um vídeo já finalizado. O mais importante é não ultrapassar o limite de 30 segundos.

Dicas para usar a ferramenta na sua empresa

O Reels pode ser usado pelas empresas como uma forma de divulgar seus produtos e até falar mais sobre a marca. Veja dicas para apostar na ferramenta:

Mostre seus produtos

Aproveite o Reels para apresentar seus produtos. Com vídeos de até 15 segundos você consegue compartilhar no stories e aumentar o alcance. Pode ser algo bem rápido, sem narração e com uma música de fundo (use as opções disponíveis na ferramenta).

Crie conteúdo novo

Você pode até se aventurar em vídeos que estão em alta, mas, para conquistar seu público, precisa trazer conteúdo novo. Além de falar dos seus produtos, apresente algo informativo, que possa ajudar quem chega até seu Reels.

Apresente os bastidores

O que acontece na empresa, na produção dos produtos ou serviços? Os clientes gostam de saber dos bastidores ou como é a rotina empresarial. Assim, é válido fazer vídeos contando um pouco deste espaço, para criar proximidade com quem te assiste.

Fale de ofertas exclusivas

Está com alguma promoção? Use o Reels para divulgá-la. Selecione um período (uma vez por semana, a cada quinze dias, uma vez por mês) para a entrega de ofertas exclusivas. Estas são divulgadas apenas nos Reels, para atingir aquele público que sempre te acompanha e incentivar novos compradores.

Faça desafios

Aqui existem duas formas de aplicar a ideia. A primeira é lançar desafios para o seu público, pedir que eles enviem vídeos rápidos contando a experiência com o produto, por exemplo. A segunda é seguir algum desafio que está em alta, como uma dança, e incluir uma divulgação da sua empresa no meio disso.

Tenha sempre um roteiro

A dica mais importante para usar a ferramenta sem medo. Por mais que sejam vídeos rápidos, você precisa de um roteiro. Pode não ter falas, mas é indicado delimitar o que vai acontecer, para evitar se perder. Vai ter texto? Cuide para este caber nos 15 ou 30 segundos.

Você também pode gostar

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

10 razões pelas quais sua empresa precisa de um novo site

Seu site é a vitrine digital do seu negócio. Ele é, muitas vezes, o primeiro ponto de contato entre sua marca e um cliente em potencial. Mas, com a mesma rapidez com que as tendências de design e as tecnologias da web evoluem, um site pode se tornar obsoleto. Se você sente que sua presença online não reflete mais a qualidade dos seus produtos ou serviços, talvez seja a hora de uma renovação. Um site desatualizado pode não apenas prejudicar a imagem da sua marca, mas também afetar negativamente suas vendas e o relacionamento com os clientes. A boa notícia é que identificar os sinais de que chegou a hora de investir em um novo site é mais simples do que parece. Vamos explorar os principais indicadores de que sua empresa precisa de um novo site. Você entenderá como uma plataforma moderna e bem estruturada pode transformar sua presença digital, atrair mais clientes e, finalmente, impulsionar o crescimento do seu negócio. 1. O design do seu site está ultrapassado A primeira impressão conta muito. Um design antigo, com layouts sobrecarregados, fontes difíceis de ler e uma paleta de cores datada, transmite uma imagem de amadorismo e falta de cuidado. Os

rebranding - 5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

5 sinais de que sua marca precisa de um reposicionamento

Sua marca está perdendo relevância no mercado? Os clientes não conseguem mais se conectar com sua proposta de valor? Se você tem notado mudanças no comportamento do consumidor ou queda nas vendas, pode ser hora de considerar um reposicionamento de marca, também conhecido como rebranding. O rebranding é muito mais que uma simples mudança visual. É uma estratégia completa que pode revitalizar sua empresa e reconectá-la com o público-alvo. Neste artigo, você vai descobrir os principais sinais que indicam a necessidade de um reposicionamento, conhecer exemplos inspiradores de marcas famosas que fizeram essa transição com sucesso e aprender como implementar essa estratégia em seu negócio. O que é rebranding ou reposicionamento de marca? Rebranding é o processo de reformulação da identidade de uma marca, que pode envolver mudanças na identidade visual, nome, posicionamento, valores ou até mesmo no modelo de negócio. Essa estratégia vai muito além de criar um novo logotipo ou escolher novas cores. O reposicionamento de marca é uma decisão estratégica que visa: Renovar a percepção do público sobre a empresa Adaptar-se às mudanças do mercado Corrigir problemas de imagem Expandir para novos mercados Acompanhar a evolução dos valores dos consumidores Diferente de um simples redesign, o rebranding