Simbologia das Cores

Simbologia das Cores

A simbologia das cores é fundamental no marketing para transmitir diferentes sensações diante da criação de sites, loja virtuais, marcas e qualquer outro material que represente um ponto de contato entre sua empresa e o público. A cor tem o poder de atração da sua marca, estímulo da compra na sua loja, transmissão de confiabilidade no seu site, inúmeras influências e fatores de decisão para que seu negócio obtenha reconhecimento e diferenciação no mercado.

Pensando no assunto e como estudiosos da área criativa, desenvolvemos esse artigo com os diferentes aspectos que as cores reproduzem nas pessoas. Mas lembre-se: para cada negócio, segmento e público, a cor pode incorporar determinados significados.

Simbologia da cor vermelha

Vamos começar com o vermelho, a cor da paixão… ou da fome? O vermelho é estimulante e induz a ação. Por isso é comumente utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos. Também usado em sinalizações de urgência, para chamar a atenção do usuário e forçá-lo a refletir antes de tomar uma decisão.

Aplicação da cor vermelha:

Devido a sua simbologia quente e dinâmica, o vermelho é aplicado em liquidações e marcas promocionais, placas e sinalizações de urgência e estabelecimentos alimentícios, principalmente os fast-food, por estimular o apetite. Mas cuidado: quando o assunto é lazer, o vermelho pode significar uma recusa.

Simbologia da cor amarela

Associado ao vermelho, o amarelo também tem seu poder de estimular apetite. Mas sua utilização isolada estimula o otimismo, por ser uma cor feliz e acolhedora. É uma boa escolha para chamar a atenção de determinados detalhes ou sinalizar cautela. Ajuda a concentrar a atenção, estimular o intelecto e sugere animação.

Aplicação da cor amarela:

Diferentes tonalidades de amarelo são usados para atrair o olhar do usuário para algum elemento-chave ou call to actions. No ambiente corporativo, sua utilização é muito positiva por passar a mensagem de transparência nas negociações.

amarelo-criacao-de-site-tag

Simbologia da cor azul

Azul… claro ou escuro? Assim como a maioria das cores, a matiz influencia na sensação que ela transmite. O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas.

Aplicação da cor azul:

O azul é utilizado em negócios corporativos por ser produtivo e não invasivo. Cria senso de segurança e promove confiança da marca. Pode ser associado a limpeza e paz, diminui o apetite e estimula produtividade.

azul-criacao-de-site-casa-marostica

Simbologia da cor verde

O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado à questões ambientais e produtos de apelo sustentável. Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranquilidade.

Aplicação da cor verde:

Quando falamos de sustentabilidade, responsabilidade ambiental, produtos naturais, a cor verde aparece instantaneamente em nossas mentes. Seu poder de transmitir frescor é a razão pela qual é aplicada em marcas e produtos de higiene. No universo corporativo, reforça a ideia de ponderação e coerência.

verde-criacao-de-site-tutto-cat

Simbologia da cor laranja

Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.

Aplicação da cor laranja:

Assim como o amarelo, o laranja é utilizado para chamar a atenção, anunciando ações imediatas e impulsivas. Em marcas, pode representar uma empresa criativa, amigável, alegre e confiante. Por isso, comumente retrata empresas com espírito jovem, que incorporam comunicação e demonstram acessibilidade.

laranja-criacao-de-site-animalline

Simbologia da cor violeta

O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito. Estimula o pensamento abstrato, remete ao mistério, transmite calma e sensatez, e muitas vezes se relaciona à intuição e à espiritualidade. Seu toque feminino é visto como romântico e jovial.

Aplicação da cor violeta:

Frequentemente utilizado em produtos de beleza e bem-estar, bem como artigos de luxo. Favorita entre as adolescentes, é amplamente usado para atrair este público. Representa marcas e serviços criativos, inteligentes e imaginativos.

roxo-criacao-de-site-inove

Simbologia da cor preta

A mais poderosa e neutra das cores, o preto é associado à força, formalidade e elegância. Uma cor versátil, sugere mistério e curiosidade, podendo ser relacionado a medo e memória emocional. É tido como masculino, sóbrio, impessoal. Mas sua neutralidade permite que a combinação com outras cores reflitam em diferentes simbologias.

Aplicação da cor preta:

Por conta da neutralidade, costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita. É flexível e se associa a diferentes conceitos, determinantes pela cor que o acompanha, podendo ser moderno ou conservador, tradicional ou inovador, mas altamente elegante e sofisticado. O preto juntamente com o branco é muito presente no conceito minimalista do design.

Simbologia da cor branca

Tão neutra quanto o preto, o branco é uma cor pura, que ressalta luminosidade, limpeza e tranquilidade. O cuidado em sua utilização assegura uma interpretação correta de suas intenções, combinado com outras cores proporciona harmonia. Sugere pureza, transmite a ideia de frescor e calma. O branco é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa.

Aplicação da cor branca:

Aplicado em materiais para ressaltar informações e elementos gráficos, gerando contraste com o conteúdo. Presente em materiais conceituais e minimalistas, sugerem simplicidade, inovação, elegância, ainda por permitir que outros componentes se destaquem.

Simbologia da cor cinza

A soma do branco e do preto resultam em outra cor neutra, o cinza. Sua principal utilização é para ressaltar outras cores, mas é associado à tecnologia e universo corporativo. Conservador, moderno, formal, sólido, o cinza é flexível e agradável.

Aplicação da cor cinza:

Considerado formal, costuma ser utilizado no design corporativo, para indicar profissionalismo, responsabilidade e conhecimento. No mercado tecnológico, representa produtos inovadores e científicos. Na maior parte das aplicações, permite que outras cores e elementos se destaquem em harmonia.

cinza-criacao-de-site-novit

Simbologia da cor marrom

O marrom transmite conceitos associados à seriedade, natureza, segurança e sofisticação. Por ser quente, neutra e natural, sugere estabilidade e produtos orgânicos. Em tonalidades mais quentes, estimula o apetite refinado e em tonalidades escuras, se torna neutra como o preto.

Aplicação da cor marrom:

Frequentemente aplicado no segmento moveleiro e de pisos, design de interiores, ambientes sofisticados para ressaltar a elegância e confiabilidade dos produtos e serviços. No universo corporativo, representa o comprometimento e seriedade do empreendimento por estimular concentração e organização. Também pode ser associado à empórios e estabelecimentos gourmet.

Simbologia da cor rosa

Uma cor delicada, com muita feminilidade e graciosidade, o cor-de-rosa simboliza romantismo e inocência. Os tons fortes, como o pink, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção.

Aplicação da cor rosa:

Aplicado em ações de causas femininas, marcas delicadas e produtos infantis. Comumente utilizado em estabelecimentos jovens, docerias e lojas que tem por objetivo se destacar no mercado com produtos diferenciados e inovadores, por estimular o desejo de iniciar ações individuais.

rosa-criacao-de-site-fabiana-beltrame

Como a simbologia das cores interfere no marketing?

Muito mais do que uma questão estética, as cores tem função de comunicar valores. A paleta cromática de uma identidade visual deve ser feita de forma cuidadosa e planejada, seja em apresentações virtuais, de design gráfico, materiais publicitários, para que haja constância e coerência na mensagem transmitida. Utilizada sozinha ou combinada de outras, a cor tem o poder de produzir influência no relacionamento entre sua empresa e o público. É necessário que ela esteja alinhada ao seu segmento, se diferencie da concorrência, se adeque ao público-alvo, possibilitando um conjunto de cores que atraia o interesse do usuário. O aspecto visual é influencia na decisão da compra, sugere-se que 93% das pessoas observam a aparência ao optar pela compra, sendo que outros 6% percebem a textura e apenas 1% decide pelo som ou pelo cheiro.

Escolha criteriosamente as cores que representam sua identidade, tendo em mente os desejos do seu público-alvo.

4-dicas-para-criar-logo

  • Alexandra

    AmeiiiiiAgora sei q roupa vou passar o ano novo !!!:)

  • muito bom

  • gleimes

    o amarelo e verde e adequado para um estabelecimento de troca de oleo

    • Henrique Baptista

      Olá Gleimes!

      As cores, quando combinadas, podem transmitir novos significados. Juntos, o verde e o amarelo sugerem equilíbrio e concentração, são cores otimistas e populares. Culturalmente, associamos às cores do Brasil. Nada impede que ela seja utilizada em uma marca, desde que estas características estejam coerentes com a missão e valores da empresa.

      Mas lembre-se de analisar seus concorrentes para que seu estabelecimento tenha o devido destaque em seu mercado de atuação!

  • Ana Clara

    Olá,

    qual a fonte que esse texto se baseia?
    Pesquisa feita por vocês mesmo, ou baseada na internet?
    Achei bacana como escreveram, mas não posso usá-la como base para trabalhos acadêmicos. Como proceder? Vocês poderiam divulgar essas fontes?

    Obrigada

  • O laranja com o azul , da outro significado também??

    • Henrique Baptista

      Sim, Raquel. O azul é bastante corporativo, num geral, já o laranja é jovial e estimulante. Esta combinação resulta em um equilíbrio, tornando o azul menos sério e o laranja menos descontraído.

      Mas não leve a ferro e fogo, são conceitos subjetivos e influenciados pela cultura e vivência do público. Se te interessar, busque por referências no Neuromarketing. Há estudos da influência das combinações de cores na publicidade que são muito interessantes!

  • Mislaine

    Qual é a melhor opção de cor para uma loja jovem sendo o dono um publicitário? jogo de varias cores seria uma opção legal??

    • Henrique Baptista

      Olá Mislaine.

      Um jogo de cores bem construído pode destacar sua loja e atingir o público correto. O ideal é procurar profissionais que compreendam seu público-alvo, sua estratégia de negócio, seus produtos, entre outros, para construir a identidade visual ideal para materializar os valores da sua loja.

  • Marcos Guerra

    bom dia, qual significado de azul e amarelo ? Estou montando uma rede varejista e me chamou atenção muitas potencias nestes segmentos (Bestbuy, Correios, Mercado Livre, DryWash, Wallmart, Pernambucanas, etc….) todas tem seus logos azuis e amarelos. Obrigado.

    • Henrique Baptista

      Boa tarde Marcos,

      As mais diversas tonalidades de azul associadas às mais diversas tonalidades de amarelo resultam em diferentes significados. Há estudos de neuromarketing que buscam compreender a influência das combinações de cores na publicidade que são muito interessantes! Mas depende da cultura local, da combinação das cores, do desenho da marca… Enfim, o ideal é que você busque profissionais capacitados para criar sua marca, eles saberão lidar com as diferentes situações.

      Obrigado pelo contato.

  • Neiva

    Tenho uma loja de presentes e utilidades gostaria que voce me ajudasse que cor devo colocar pra chamar atençaõ! seria no baner.

    • Henrique Baptista

      Olá Neiva.

      A escolha da cor depende do local onde será a fachada. Por exemplo, amarelo é uma cor que chama bastante atenção, certo? Mas se ao lado tem uma loja com a placa amarela, não chamará atenção. Pelo contrário, a atenção de diluirá entre as duas lojas. A escolha de uma cor vibrante me parece interessante para seu caso. Mas lembre-se, há diversos fatores que influenciam o sucesso do seu estabelecimento físico, a cor é apenas uma delas.

  • Ricardo Leal

    Olá Henrique.

    Eu estou abrindo uma barbearia, gostaria muito de saber um conjunto de cores que possa passar confiança e conforto ao meus clientes.

    Eu estava pensando nas cores “Azul Claro” para as paredes com espelhos e “Azul Escuro” nos pilares e tetos!

    Oque você acha?

    Agradeço desde já.

    • Henrique Baptista

      Olá Ricardo!

      Realmente azul é uma cor bastante ligada a conforto e confiança, além de ser a primeira que vem a mente quando pensamos no universo masculino.

      É legal pensar em se diferenciar do segmento, fugir do óbvio.. As vezes uma cor para contrastar com o azul seja bem interessante..
      Olha que legal esse site para fazer combinações de cores: https://color.adobe.com/

      Você pode ficar de olho também em empresas referências do segmento de pintura…
      Gostei dessa sugestão da Suvinil https://www.suvinil.com.br/tendencias-2015.aspx#/versatil-1 o que acha?
      Propaganda voluntária rs.

      Boa sorte com seu novo empreendimento e mande fotos do resultado!

  • jardielle

    ola, eu queria saber oque significa preto e branco juntos ?

    • Henrique Baptista

      Olá Jardielle, tudo bem?

      A simbologia de preto e branco juntos dependem da aplicação, da cultura da região onde a comunicação é veiculada, do segmento, etc.

      Em uma marca de roupas pode demonstrar requinte, no ramo corporativo, seriedade, em fotografias, sofisticação, nostalgia…

      Perceba que a cor chama mais atenção que a forma, por isso quando se quer destacar a forma, a luz e a sombra, a presença X ausência, é ideal utilizar preto e branco.

      Abraço!

  • Talita Rodrigues

    Boa tarde, Henrique

    Trabalho com bolos e doces para casamentos… gostaria de saber do conjunto de cores: Marrom, laranja e amarelo, se seria uma boa opção para usar em cartões de visita e catálogo de doces?

    Obrigada!

    • Henrique Baptista

      Olá Talita, tudo bem?

      Sobre a utilização das cores marrom, amarelo e laranja para seus materiais de papelaria, não existe restrição, pois são cores harmônicas quando juntas.

      Tudo vai depender da sua identidade visual e do equilíbrio da utilização das cores na hora de montar seus materiais.

      Uma outra sugestão de cores, que seria bem diferente da atual utilizada, seria uma paleta mais suave, como branco, prata e rosa claro, que passa uma ideia de delicadeza e doces mais refinados.

      Boa sorte com o seu negócio.

  • Edilaine

    Gostaria de saber qual o significado da mistura da cor marrom com azul escuro? Preciso saber disso o quanto antes, URGENTE!

    • Henrique Baptista

      Edilaine,

      As cores marrom e azul escuro são cores mais neutras, que por si só já representam a ideia de seriedade e estabilidade. O marrom, pode ser considerada uma cor refinada, pois está muito próxima do preto, e aplicada em ambientes, por exemplo, transmite a sensação de aconchego e segurança. O azul marinho, independente do segmento o qual seja aplicado, representa confiança, segurança e calma. Portanto, se forem utilizadas as duas cores juntas, teremos as seguintes sensações: calmaria, aconchego, segurança e refinamento.

      Mas também existe um lado negativo da aplicação das duas cores ao mesmo tempo: se aplicadas em um ambiente, por exemplo, deixam-o menor; se aplicadas em um cartão de visitas, por exemplo, pode ser que a leitura dos dados fique comprometida.

      Uma opção, seria trocar o azul escuro, pelo azul claro, ou um verde-água, que traria um equilíbrio sem perder a ideia de aconchego e segurança.

      Sucesso!

  • Marlon Farias

    Olá, primeiramente quero agradecê-lo por mostrar-nos seu conhecimento ao público menos capacitado financeiramente. Como partícipe desse grupo, estou com minha noiva, buscando cores que facilitem e apimentem o desejo para o consumo de doces gourmet ( é a área dela).

    Por isso, vi as cores: Marrom e Rosa Claro, achei que seriam combinações elegantes e chamativas, no entanto, não tenho plena certeza. Seriam boas indicações? E se eu colocar uma terceira cor, que remeta a confiança ou a fidelidade do consumidor, será que afetaria as outras três? Sei que é muito subjetiva essa pergunta, mas generalizando, é um pensamento cabível?

    Desde já grato pela resposta e pelo empenho.

    • Henrique Baptista

      Olá Marlon,

      Para o segmento de doces gourmet, as cores escolhidas por você e sua esposa são bastante adequadas pois elas transmitem a sensação de sofisticação e elegância. Porém, pode ser que essa utilização de cores seja mais pertinente ao público feminino, por serem mais delicadas.

      Sobre a inserção de uma terceira cor, você pode escolher uma que seja mais neutra, e se funda com o marrom e o rosa, como por exemplo o bege ou o verde-água, que são tons mais pastéis e iriam apenas complementar a identidade escolhida por vocês.

      E de qualquer forma, essa escolha de cores transmite confiança e credibilidade, além de mostrar dedicação e capricho.

      Obrigado pelo reconhecimento e esperamos poder contribuir com o seu empreendimento.

  • guilherme

    boa tarde .
    tudo bem eu gostaria de uma cor para meu salão masculino .
    ATRAIR CLIENTES COM O USO DAS CORES?

  • Pingback: A publicidade e a construção de marcas emocionantes – Brand sense na era de aquário | Universo Máyron()

  • Lucia Duarte

    Boa noite, estou montando meu negócio de bolos de potes e doces em geral e gostaria de saber se as cores prata, verde água e marrom formam uma paleta de cores atrativas para esse segmento.
    Parabéns pelo seu artigo interessantíssimo, e por nos ajudar a nos manter antenados e conhecedores de temas importantes como esse!
    Sucesso que Deus abençoe…
    Lucia Duarte

  • Muito Legal o artigo.

    AS cores excercem um papel fundamental no nosso cotidiano.
    saber como usá-las é essencial para qualquer um que trabalha com comunicação.

    Se me permitir Irei deixar aqui minha contribuição sobre o assunto. Acredito que pode ser mais uma contribuição para o seu público:

    http://chiefofdesign.com.br/significado-das-cores/

    Obrigado por compartilhar conhecimento.

    Forte abraço

  • Pingback: 4 dicas para criar um ótimo logo()