em Blog

Como ter um blog corporativo de sucessoPara ter um blog corporativo é importante, não só escrever bem, mas também aplicar estratégias de Inbound marketing, marketing de conteúdo e outros conhecimentos para fisgar a sua audiência e conquistar bons resultados para a sua empresa. Por isso, confira dicas para ter um blog corporativo de sucesso e ajudar a sua marca a se consolidar no mercado!

LEIA MAIS:

> O que é marketing de conteúdo?

> Como ter um site de vendas na internet?

1. Defina as suas personas

Um blog deve ser desenvolvido com estratégias de marketing de conteúdo, por isso é fundamental ser direcionado a um público específico. Sendo assim, um dos passos mais importantes para ter um blog corporativo de sucesso é definir quais as personas. 

Ou seja, é importante saber qual o tipo de público que você deseja atrair, quais as suas características e comportamentos. Dessa forma, você saberá como determinar os temas abordados no seu blog, como definir as palavras-chave e quais serão os objetivos ao produzir os conteúdos. 

2. Personalize o seu blog

É importante que o blog seja personalizado para transmitir ao público a essência da empresa e da sua marca. Por isso, todo blog corporativo, seja qual for o segmento da empresa, precisa ter uma identidade

Então, crie um nome de impacto, escolha um design com boa apresentação visual e atrativa para a sua audiência, aplique a linguagem adequada, além de criar categorias e listas para separar as publicações. Dessa forma, a sua persona terá a melhor experiência encontrando facilmente os conteúdos do seu blog.

Além disso, é preciso pensar em um domínio para o seu blog, pois isso assegura o nome da sua marca, ajuda a colocá-la em evidência e confere credibilidade. Existem diversas opções de domínios para criar o seu blog corporativo, os principais são WordPress, Blogger e Medium.

No entanto, o WordPress é uma plataforma que tem se destacado pela boa  usabilidade, responsividade, possibilidade de customização, pelos aplicativos que podem ser acrescentados, além de suporte.

3. Aprenda como aplicar técnicas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de mecanismos de pesquisa são fundamentais para tornar o seu blog mais atrativo para os mecanismos de busca. Assim, ficará mais fácil atrair leitores de forma orgânica, aumentar a visibilidade do blog e alcançar as primeiras páginas do Google.

É fundamental que, não só os conteúdos sejam otimizados para SEO, mas também que seu blog tenha uma boa velocidade de carregamento da página para não interferir negativamente nos motores de busca e prejudicar o ranqueamento do seu blog.

4. Analise a concorrência

Para uma boa estratégia de marketing de conteúdo. é importante estar sempre atento ao que os concorrentes estão produzindo para ter ideias para postagens, assuntos, anúncios, ofertas, etc. 

Ou seja, é fundamental estudar a concorrência para escolher os tipos conteúdos que entreguem resultados para o seu segmento. Além de observar estratégias, como quantidade e frequência de postagens de conteúdos e tópicos abordados.

Vale ressaltar que analisar a concorrência não é para copiar o que eles estão realizando, mas sim, ter ideias e saber o que está dando resultados para o seu nicho.

5. Faça o planejamento de conteúdo do seu blog

Um dos fatores mais importantes para ter um blog corporativo de sucesso é planejar os seus conteúdos. Por isso, é essencial criar conteúdos consistentes e de valor para atrair a sua audiência. Então, comece definindo as palavras-chave que o seu público usa frequentemente. 

Assim, você pode identificar temas que pretende desenvolver para o seu blog que façam sentido para o público-alvo.

 

6. Interaja com a sua audiência

Sempre que criar um conteúdo é importante sempre estar atento aos comentários da sua audiência e interagir com eles. Dessa forma, você poderá observar os elogios, críticas e novas dúvidas para aplicar novas estratégias para melhorar progressivamente.

Outro ponto importante, é que por meio de uma interação com a sua persona, é possível criar um conteúdo com base no seu comentário e agregar mais valor.

7. Mensure os resultados 

As métricas são fundamentais para saber se os seus conteúdos estão tendo um bom desempenho, analisar a quantidade de leads gerados e qual o nível de engajamento. Essa ação ajuda a entender quais as estratégias de conteúdo estão funcionando e dando resultados. 

Dessa forma, é possível compreender quais são os seus acertos e erros e para ajustá-los e assim promover melhoria contínua em seu blog corporativo

Além de aplicar boas práticas de marketing digital, é fundamental sempre inovar e testar novas formas de atrair o seu público. Então invista em novidades para ter um blog corporativo de sucesso a alcançar ótimos resultados com a sua marca.

Deixe um Comentário

Cartão de Visitas - 5 erros que você não pode cometer - Blog Evonline

Comece a envolver o público com a sua marca!

Uma comunicação on-line bem planejada pode ser a chave do sucesso do seu negócio digital! Aprenda a segmentar sua lista de contatos, gerar interações com seus clientes e melhorar suas conversões on-line.

This information will never be shared for third part