Criação de site envolve muitas etapas e diferentes profissionais que empregam técnicas específicas e seguem uma lógica de desenvolvimento muito interessante. Conheça agora o passo a passo para a criação de um site de sucesso.

A criação de site é algo tão importante para um negócio que, hoje em dia, é comum que se escolha o nome da empresa já pensando se ele vai render um bom domínio de internet. O Google é o novo “páginas amarelas” para buscar produtos e serviços.

Dicas para criar um nome para a empresa.

Por isso, vamos mostrar como funciona, passo a passo, a criação de site. E mesmo que você não vá criar o próprio site, é fundamental que você conheça essas etapas para poder contribuir melhor com os profissionais que irão criá-lo.

Criação de site

» 1º passo para criação de site: pesquise o site dos concorrentes

Na hora da criação de site você não precisa reinventar a roda. Acesse o site dos seus principais concorrentes e veja o que eles fizeram. Escreva os pontos positivos e os pontos negativos e utilize essas informações a favor do seu site. Mas atenção, nada de copiar. Esse exercício é apenas para você ter ideias e insights que poderão te ajudar a pensar melhor.

» 2º passo para criação de site: defina o público-alvo

Esse é o passo mais importe e que vai influenciar praticamente todos os demais. É fundamental que você defina o perfil básico do público que você deseja atingir. Como são as pessoas que acessam seu site? Casadas ou solteiras? Jovens ou adultos? Homens ou mulheres? Com isso definido ficará muito mais fácil tomar decisões futuras sobre a criação do site.

» 3º passo para criação de site: escolha o estilo do site

Um site serve para um objetivo específico: transmitir informações. Então você precisa decidir qual é a maneira mais adequada de fazer isso. Para algumas empresas, sites mais convencionais, divididos em 4 ou 5 páginas, dão conta do recado. Para outras, um site arrojado no formato de “one page” ou “galeria” podem ser a melhor opção. E um site no estilo blog nunca esteve tão em alta.

Veja também: erros ao criar um site: veja os 7 principais

» 4º passo: cuide da parte burocrática

Criação de site envolve, também, algumas questões financeiras e administrativas. Afinal, você irá precisar comprar um domínio (e renovar todos os anos) e contratar um bom serviço de hospedagem para ter uma página estável. Procure um bom preço, mas escolha uma empresa confiável. De nada adianta criar um site se ele fica fora do ar o tempo todo.

» 5º passo: procure por palavras-chave

Quem contrata o serviço de criação de site deseja ser encontrado facilmente na internet. Mas, o enorme volume empresas presentes na rede torna essa tarefa não tão simples. É nessa hora que as palavras-chave podem ajudar. Por exemplo, se você tem uma papelaria, termos como: “voltas às aulas” e “material escolar” podem ser trabalhados. Defina as suas palavras e distribua elas por todo o site.

» 6º passo: construa o site, finalmente

Depois de tanto planejamento (que é fundamental) chega a hora da criação de site. Recomendamos enfaticamente, a não ser que você seja um profissional da área, que você delegue essa tarefa para uma empresa ou profissional especializado. Existem diversos aspectos técnicos que fazem toda a diferença para que o resultado seja um site de qualidade.

» 7º passo: faça a otimização

Mas o que é otimização? O Google utiliza algoritmos em seus motores de busca. Isso significa que ele avalia diversos aspectos do seu site para decidir se ele é relevante ou não para as pessoas. A otimização nada mais é que implementar essas regras para que o algoritmo do Google entenda que seu site é relevante e que merece estar nas primeiras posições da pesquisa.

» 8º passo: realize o lançamento

Depois de tudo pronto, chega a hora de divulgar o novo site aos quatro ventos. Liste todos os canais (online e offline) que você pode usar para fazer essa divulgação. Vale redes sociais, anúncios no Google, releases para a imprensa, e-mail marketing e até adesivos e materiais impressos dentro da sua empresa. Use a criatividade.

» 9º passo: analise os primeiros resultados

Na verdade, esse item não faz parte da criação do site, mas é algo tão importante que merece estar nessa lista. Logo que o site estiver no ar, é fundamental que as análises de performance sejam feitas, dessa maneira você poderá acompanhar um histórico da evolução do site e saber, precisamente, quais estratégias estão funcionando e quais não estão.

Leia também: 5 dicas que você precisa saber antes de criar um site

Precisa de ajuda para criação de um site? Nós podemos te ajudar, entre em contato e solicite um orçamento.