É fundamental saber unir o planejamento anual de marketing a execução das ações. O planejamento determina metas, monitora os resultados, faz previsões de crescimento e funciona como um roteiro das ações de marketing durante todo o ano.

Sabe qual é um dos principais erros de pequenas e médias empresas? Não agirem como as grandes empresas. Por mais que se tenha um pequeno negócio, com um faturamento baixo, é preciso adotar alguns processos que são rotina nas grandes companhias. Simplesmente porque eles funcionam. Isso se estende do controle rigoroso do estoque até o cálculo de depreciação de equipamentos na hora de precificar produtos ou serviços. E vale também para a área de marketing.

Planejamento anual de marketing

» Planejamento anual de Marketing: planejar para executar

Em grandes empresas, as metas e estratégias de marketing já estão todas definidas com meses de antecedência e são realizados apenas ajustes de percurso no decorrer do ano. Na verdade, o ano vigente é utilizado para planejar o ano seguinte. E sua empresa precisa fazer o mesmo.

» Defina as metas

Para fazer um bom planejamento de marketing, comece definindo quais serão as metas para o próximo ano – crescimento, expansão, aumento da lucratividade. É importante que você seja realista para não se frustrar. Uma boa maneira de fazer previsões adequadas é olhar o histórico do ano anterior e usá-lo como base para definição das novas metas.

» Crie uma estratégia

Com os números em mãos, comece a pensar quais atitudes você precisa tomar para que as metas possam efetivamente ser alcançadas. Será preciso contratar algum profissional? Quais mudanças precisam ser feitas? Os produtos ou serviços da minha empresa estão de acordo com as necessidades do mercado atual? Quanto eu preciso investir em marketing? Essas são perguntas essências para que seja criada uma boa estratégia para sua empresa.

Veja também: 7 dicas para a estratégia de marketing digital da sua empresa

» Budget anual

Budget nada mais é que a verba que você tem disponível para realizar determinada atividade. Definir um budget anual para o planejamento de marketing é muito importe. Isso porque, dessa maneira, é possível pulverizá-lo corretamente durante o ano, evitando que você gaste tudo o que tem já nos primeiros meses. É também importante prever a sazonalidade do mercado. Por exemplo, para o varejo é interessante ter uma verba maior em meses com datas especiais – Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal etc.

» Vamos as ações

Com as metas, as estratégias e as verbas definidas, chega a hora de prever as ações do planejamento de marketing. Quais serão os esforços de marketing que serão empregados, mês a mês, considerando meta, estratégia e budget? O mais adequado é investir em mídias digitais ou na sinalização da loja? Vou profissionalizar minhas redes sociais para usar como ferramenta? Minha empresa precisa de uma nova identidade visual ou de um site novo? Todas essas ações devem estar previstas no planejamento com data de início e fim, verba necessária e nome do responsável por fazer cada ação acontecer.
Vale a pena investir em Google AdWords?

» Como fazer um planejamento anual de marketing?

O planejamento anual de marketing é um documento. Por isso, nada de escrever no caderno ou em folhas soltas. O ideal é abrir um arquivo do Word. Você pode usar esses tópicos como guia para ir escrevendo seu planejamento. Veja como:

1. Planejamento
– Resumo do planejamento (com os principais destaques)
– Análise de ambiente (interno e externo)
– Identificação do público-alvo (quem são seus clientes)
– Posicionamento de mercadológico (como o cliente enxerga sua empresa)
– Definição das metas (quais são os resultados esperados)
– Criação das estratégias (o que fazer para alcançar as metas)

2. Implementação (pode ser uma tabela)
– Ações: o que vai ser feito
– Período: com início e fim
– Como: explique como vai funcionar
– Responsável: quem vai fazer
– Custo estimado: qual valor será necessário

3. Acompanhamento e análise
– Meça e registre os resultados de cada ação
– Analise o que está funcionando bem e o que não está
– Faça correções na estratégia ao longo do ano

Ajuste o que for necessário

O planejamento anual de marketing é um roteiro para ajudar você nas ações e deve ser seguido com rigor. Entretanto, o mercado apresenta muitas variáveis e eventos imprevisíveis. Por isso, sempre que você julgar necessário, realize ajustes nas rotas das ações para elas produzam melhores resultados.

Agora é com você. Comece a pesquisa e vá traçando seus objetivos. Você vai perceber que os resultados das ações planejadas serão muito melhores do que aquelas realizadas aleatoriamente. Bom trabalho e se precisar de alguma ajuda conte conosco!