em Redes sociais

Reels: guia completo - EvonlineO Instagram se tornou uma ferramenta de vendas eficiente para atingir diferentes públicos. No começo, quando a rede social foi criada, a ideia era fazer apenas postagens de fotos no feed. Depois, outros recursos foram implementados, como stories de até 15 segundos (inspirados no SnapChat).

Quanto mais novidades o Instagram trazia, mais atraia o público jovem e as empresas. Hoje, no perfil profissional, há espaço até para uma vitrine de produtos. No entanto, o objetivo é falar sobre os Reels, recurso mais recente, criado para competir com o famoso TikTok, para valorizar os vídeos curtos postados.

Leia Mais:

> O que é pixel no marketing digital?

> Do que o algoritmo gosta? Saiba como usá-lo a favor da sua empresa

O que é o Reels?

O Reels é uma ferramenta do Instagram criada para competir com o TikTok. Mark Zuckerberg, dono da plataforma, enxergou a possibilidade de incluir várias funções em um único aplicativo. Com o Reels é possível gravar vídeos curtos, de 15 a 30 segundos, com diferentes efeitos e até mesmo músicas.

Qual a diferença para o TikTok?

A principal diferença é que o Reels é um recurso do aplicativo Instagram, já o TikTok, é um app desenvolvido com a função de gravar vídeos na posição vertical e contar uma breve história. No entanto, outras diferenças já são observadas.

No TikTok os vídeos podem ser mais longos, o aplicativo já aceita gravações com até 3 minutos de duração. Além disso, há a possibilidade de “costurar” (fazer um dueto) e subir áudios do seu aparelho.

No Reels o tempo máximo é de 30 segundos e você precisa subir um vídeo pronto ou usar os recursos ali disponíveis, ainda assim, é uma ferramenta útil no Instagram.

Como fazer um Reels?

Fazer um Reels não tem muito segredo e tudo o que você vai precisar é de um celular com câmera. O passo a passo se resume em:

  1. Abra o Instagram;
  2. Clique no “+” localizado no canto superior direito da tela;
  3. Selecione o recurso “Reels”;
  4. Defina se vai usar a câmera frontal ou traseira;
  5. Programe o tempo para 15 ou 30 segundos;
  6. Selecione a velocidade de reprodução (de 1x até 5x);
  7. Aplique os efeitos desejados e escolha um áudio ou música;
  8. Clique no botão branco no centro da tela e grave o vídeo.

Depois da gravação ainda é possível inserir legendas, mas, caso deseje, você pode gravar, editar e subir um vídeo já finalizado. O mais importante é não ultrapassar o limite de 30 segundos.

Dicas para usar a ferramenta na sua empresa

O Reels pode ser usado pelas empresas como uma forma de divulgar seus produtos e até falar mais sobre a marca. Veja dicas para apostar na ferramenta:

Mostre seus produtos

Aproveite o Reels para apresentar seus produtos. Com vídeos de até 15 segundos você consegue compartilhar no stories e aumentar o alcance. Pode ser algo bem rápido, sem narração e com uma música de fundo (use as opções disponíveis na ferramenta).

Crie conteúdo novo

Você pode até se aventurar em vídeos que estão em alta, mas, para conquistar seu público, precisa trazer conteúdo novo. Além de falar dos seus produtos, apresente algo informativo, que possa ajudar quem chega até seu Reels.

Apresente os bastidores

O que acontece na empresa, na produção dos produtos ou serviços? Os clientes gostam de saber dos bastidores ou como é a rotina empresarial. Assim, é válido fazer vídeos contando um pouco deste espaço, para criar proximidade com quem te assiste.

Fale de ofertas exclusivas

Está com alguma promoção? Use o Reels para divulgá-la. Selecione um período (uma vez por semana, a cada quinze dias, uma vez por mês) para a entrega de ofertas exclusivas. Estas são divulgadas apenas nos Reels, para atingir aquele público que sempre te acompanha e incentivar novos compradores.

Faça desafios

Aqui existem duas formas de aplicar a ideia. A primeira é lançar desafios para o seu público, pedir que eles enviem vídeos rápidos contando a experiência com o produto, por exemplo. A segunda é seguir algum desafio que está em alta, como uma dança, e incluir uma divulgação da sua empresa no meio disso.

Tenha sempre um roteiro

A dica mais importante para usar a ferramenta sem medo. Por mais que sejam vídeos rápidos, você precisa de um roteiro. Pode não ter falas, mas é indicado delimitar o que vai acontecer, para evitar se perder. Vai ter texto? Cuide para este caber nos 15 ou 30 segundos.

Deixe um Comentário

algoritmo de redes sociais

Comece a envolver o público com a sua marca!

Uma comunicação on-line bem planejada pode ser a chave do sucesso do seu negócio digital! Aprenda a segmentar sua lista de contatos, gerar interações com seus clientes e melhorar suas conversões on-line.

This information will never be shared for third part