em Redes sociais

Como criar conteúdos de redes sociais que convertemConquistar visibilidade e relevância nas redes sociais é essencial, não só para atingir um grande número de pessoas, mas também para gerar engajamento, conversão e alcançar os objetivos propostos pela sua empresa. Por isso, confira dicas valiosas para criar conteúdos que convertem nas redes sociais e crie um relacionamento duradouro com potenciais clientes para fortalecer a sua marca!

Defina a sua persona

A persona ou buyer persona como também é chamada, é um personagem semifictício criado para representar um cliente ideal de um negócio. A criação da persona baseia-se em dados e características de um cliente real, como comportamentos, problemas e objetivos.

Então, para criar uma persona é necessário pesquisar e coletar o máximo de dados possíveis sobre ela, entre os principais estão:

  • Informações demográficas (idade, gênero, estado civil, grau de alfabetização, profissão, etc);
  • Rotina da persona;
  • Dores e objetivos;
  • Metas a serem atingidas;
  • Redes sociais que mais usa;
  • Tipo de conteúdo que costuma consumir, etc.

Essas informações podem ser coletadas por meio de entrevistas e questionários realizadas pela internet. Após coletar os dados é preciso analisá-los para estruturar a sua persona dando-lhe um nome e um perfil com as suas características e comportamentos que julgar interessante.

Planeje os conteúdos para as redes sociais

Criar conteúdo para as redes sociais também requer planejamento, então é necessário definir o tipo de conteúdo que interessará a sua persona, a frequência de postagem, assim como a definição de estilo e linguagem que será adotada.

Além disso, se você deseja criar conteúdos para mais de uma rede social, é essencial adaptá-los para cada plataforma. Pois cada uma tem um formato de conteúdo que engaja mais. Portanto, utilize formatos como vídeos, imagens e outros formatos de acordo com a rede social escolhida que alcance a sua persona.

Escolha a rede social compatível com a sua persona

Cada rede social tem uma proposta e objetivo diferente agradando a determinados públicos. Por isso, não é necessário que a sua marca esteja presente em todas elas, então, o ideal é escolher qual a rede social é interessante para o seu público analisando fatores como:

  • Qual o diferencial de cada rede social;
  • Onde ela se encaixa nas estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo;
  • Qual rede social seu público mais utiliza;
  • Se você consegue criar conteúdos para alimentar mais de uma rede social ou tem equipes específicas para isso.

 

É importante considerar esses fatores para criar conteúdos de qualidade conforme o perfil da sua persona e o posicionamento da sua marca. Pois não adianta ter várias redes sociais, se não conseguir alimentá-las frequentemente e com conteúdos que façam sentido para sua audiência e possa engajá-la.

Saiba em qual fase do funil de vendas está a sua persona

Identificar em qual etapa do funil de vendas está a sua persona é essencial para criar conteúdo que converta nas redes sociais. Assim você poderá aplicar a melhor estratégia de marketing digital criando conteúdo adequado para cada etapa do funil para conduzi-lo ao objetivo da sua empresa.

Conheça as etapas do funil de vendas e como funcionam:

  1. Topo do funil: nessa etapa é conhecida como compreensão e descoberta, pois os seus clientes em potencial ainda não sabem exatamente qual o seu problema;
  2. Meio do funil: na passagem para o meio do funil, os clientes em potencial reconhecem que tem um problema e está considerando uma solução;
  3. Fundo do funil: por fim, nessa etapa do funil é hora de tomar a decisão de compra, pois os clientes em potencial já sabem qual o seu problema, qual a melhor solução e já estão prontos para escolher quem trará a solução.

Meça o desempenho das redes sociais

Em todas as etapas do marketing digital é fundamental monitorar as redes sociais para verificar o desempenho delas. As principais métricas a serem analisadas são visualização, engajamento, conversões e qual o comportamento do seu público em relação aos conteúdos postados.

Dessa forma, é possível identificar o que está impactando a sua audiência para adequar e aplicar novas estratégias para melhorar os resultados.

Além das dicas citadas acima, é importante manter um relacionamento com o seu público escutando tudo o que ele tem a dizer. Então responda e faça perguntas, peça opiniões e estimule os comentários nas redes sociais. Assim é possível ter ideias de novos conteúdos e adequá-los conforme as necessidades da sua audiência.

Além de criar conteúdo para as redes sociais, ter um blog é importante para conquistar a sua audiência e obter bons resultados para a sua marca! Por isso, confira dicas para ter um blog corporativo de sucesso e alavancar o seu negócio!

Deixe um Comentário

Reels sem dancinha: como usar esta ferramenta

Comece a envolver o público com a sua marca!

Uma comunicação on-line bem planejada pode ser a chave do sucesso do seu negócio digital! Aprenda a segmentar sua lista de contatos, gerar interações com seus clientes e melhorar suas conversões on-line.

This information will never be shared for third part